Técnicos da Secretaria Municipal de Educação recebem consultorias da instituição
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A consultora da Fundação Lemann, Cleusa Rodrigues, virá este mês a Porto Velho para apresentar aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, assim como também as propostas pedagógicas das escolas públicas e da rede privada de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o território nacional.
A Base estabelece ainda conhecimentos, competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam. O documento é orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e soma-se ainda aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
A consultoria faz parte do programa “Gestão para Aprendizagem”, desenvolvido pela Fundação Lemann, que está sendo ministrado a técnicos da Semed, depois da adesão do prefeito dr Hildon Chaves ao programa. Porto Velho é um dos três municípios selecionados pela fundação em um universo de 150 cidades. A consultoria é prestada sem ônus para a Prefeitura de Porto Velho.
Com a adesão, a partir de agosto os representantes da Secretaria Municipal de Educação participam das programações e ações propostas pela equipe de consultores da Fundação Lemann, com o objetivo de contribuir para que o sistema educacional do município alcance a bons resultados de gestão voltada à aprendizagem, no qual essas ações devem culminar em uma educação de excelência.
A equipe consultora da fundação, a partir da adesão da prefeitura, passou a atuar na secretaria com a realização de ações que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de levantar informações da rede municipal de ensino, informações necessárias para auxiliar na construção de propostas de formações para os gestores, coordenadores pedagógicos e professores que atuam nas escolas municipais.
Em setembro, uma equipe da Elos Educacional (parceira da Fundação Lemann) esteve na cidade para prestar a consultoria. Na oportunidade, foi oferecido aos gestores das escolas municipais formação voltada à utilização de uma plataforma educacional, que terá a duração de dois anos, objetivando inicialmente a aproximação da escola à plataforma virtual, recursos e metas das propostas elaboradas pela Lemann e Elos Educacional.
Posteriormente, em outubro, a Lemann, a Elos e a Semed acompanharam os gestores educacionais de Porto Velho no processo de adesão ao programa, a fim de conhecer a regionalidade escolar, já que a capital de Rondônia possui um extenso território. Ressaltando que esta ação tem sido realizada desde o início da parceria, devido a quantidade de escolas urbanas e rurais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!