Fiero lança do estudo de viabilidade para implantação de hidrovia

Marcelo Thomé reputa a hidrovia Madeira-Amazonas como da maior importância.

Fiero lança do estudo de viabilidade para implantação de hidrovia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O meio de transporte fluvial é um dos mais antigos do mundo e se revela uma excelente oportunidade de ampliação da competitividade dos negócios, à medida em que reduz o valor das despesas com o custo do transporte.

Afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, na segunda-feira, 30, no lançamento do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para implantação da Hidrovia do Rio Amazonas, evento sediado da Fiero.

Dividida em três etapas, a apresentação abordou temas como infraestrutura existente, gargalos operacionais, demandas potenciais e ações de curto prazo.

Na segunda apresentação o foco foi o licenciamento ambiental e desafios da implantação da sinalização, balizamento, derrocamento e drenagem. E encerrou com os temas custo de implantação, fontes de financiamento e modelos de exploração econômica.

Marcelo Thomé reputa a hidrovia Madeira-Amazonas como da maior importância para garantir a competitividade no escoamento da produção de grãos a partir da linha imaginária do paralelo 16, que é a região composta por parte de Mato Grosso do Sul e Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e parte do estado do Pará.

“A estruturação de hidrovias e terminais portuários nos rios da Amazônia se justifica pelo fator distância e pela saturação dos portos do Sudeste e do Sul do Brasil, gerando imenso gargalo logístico na movimentação da produção de alimentos dessa região. No mundo de economia globalizada em que vivemos, precisamos e devemos ser cada vez mais competitivos. Em termos de custo e capacidade de carga, o transporte hidroviário é cerca de oito vezes mais barato do que o rodoviário e de três vezes menor que o custo do transporte por ferrovia”, argumenta Thomé.

Marcaram presença no evento, o senador Valdir Raupp, o vice-presidente de Assuntos Legislativos, José Marcondes Cerrutti; vice-presidente de Assuntos de Infraestrutura, Emerson Fidel Campos de Araújo; vice-presidente de Assuntos Tributários, Edmilson Matos Cândido; diretor Biramar Rosa de Almeida, o presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Chagas Neto, coordenador técnico do Movimento Rondônia pela Educação, Edgar Teixeira, dentre outros convidados.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que os presídios de Rondônia deveriam ser privatizados?
Se as eleições fossem hoje, qual dos nomes abaixo você escolheria para ocupar o Senado?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS