Reunião aborda implantação do Observatório da Despesa Pública do TCE

o Observatório é uma iniciativa do Governo Federal, com foco na produção de informações estratégicas.

Reunião aborda implantação do Observatório da Despesa Pública do TCE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Fruto do acordo de cooperação técnica assinado entre o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), o Observatório de Despesa Pública do TCE-RO foi apresentado a membros e servidores da Corte de Contas no último dia 15, em reunião realizada nas dependências da instituição.

De acordo com o coordenador Flávio Sgarbi, da Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), setor ao qual o ODP.TCE-RO está integrado, o Observatório de Despesa Pública é uma iniciativa do Governo Federal, com foco na produção de informações estratégicas, com ênfase àquelas que visam subsidiar e acelerar a tomada de decisões, por meio do monitoramento dos gastos públicos.

Sob a coordenação da CGU, o ODP.TCE-RO está realizando, como primeira missão, Estudo Temático sobre Compras Governamentais que utilizará trilhas de auditoria desenvolvidas conjuntamente por servidores efetivos da área de controle externo e de tecnologia da informação, com o objetivo de levantar valiosas informações estratégicas, incluindo indicadores de riscos, que subsidiarão decisões gerenciais e operacionais da Corte de Contas e, também, dos jurisdicionados.

 O primeiro resultado dessa fase inicial do Observatório do Tribunal de Contas, segundo Sgarbi, será a produção de até 10 indicadores relativos a informações gerenciais de gastos e informações de risco ou irregularidades. “Já foram delineadas 22 trilhas que buscaremos adequar à meta da CGU, que estabelece como limite entre oito e dez”, informou.

Foi explicado ainda que o ODP.TCE-RO funcionará como uma espécie de “malha fina” dos gastos públicos, através do cruzamento de informações de diferentes fontes para identificar a má aplicação dos recursos e até desvios em âmbito estadual e municipal.

Com a metodologia e trocas de informações entre as instituições, será possível apurar questões gerenciais e de risco em diversas áreas, como licitações, obras, gastos com pessoal, orçamento, ambiental, entre outros.

SEM VOLTA

 Presente à apresentação, o conselheiro presidente Edilson de Sousa classificou a implantação do ODP.TCE-RO e a utilização de ferramentas tecnológicas de inteligência de negócios (business intelligence) como “caminho sem volta”. “Trata-se de um trabalho essencial, que o nosso Controle Externo abraçou e que já está dando frutos para o Tribunal”, disse.

 Nesse sentido, citou a importância do TCE-RO em aderir ao projeto de criação dos Observatórios de Despesa Pública nos Tribunais de Contas, desenvolvido pela CGU em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), cujo foco inicial foi o de analisar pontos de causas excessivas do gasto público, identificando possíveis ocorrências de corrupção nas instituições.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS