Fazer uma previsão de colheita futura de milho não é muito fácil. Os dados raramente são exatos antes da safra.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A colheita de milho em Cerejeiras está caminhando para o fim. “Só faltam cerca de 25 por cento da área total plantada neste ano para colher”, disse o plantador de lavouras de soja e milho e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais em Cerejeiras, Jair Roberto Gollo – que também plantou milho neste ano.
Fazer uma previsão de colheita futura de milho não é muito fácil. Os dados raramente são exatos antes da safra. A razão desta inexatidão é que nem todo agricultor que planta soja planta o milho em seguida.
E, muitas vezes, eles não usam a área toda do milho safrinha que antes era dedicada à soja. Segundo o IBGE, por exemplo, a área dedicada ao plantio de soja em Cerejeiras é de 27.000 hectares e a do milho, 20.000.
A outra razão da dificuldade de levantar os dados exatos da perspectiva de colheita de milho é que alguns agricultores plantam a lavoura não para colher o grão, mas as folhagens: o chamado “milho F/S”, em que se aproveita a planta inteira para ração de animais, especialmente gado em confinamento. Mas essa produção do “milho folha” em Cerejeiras é mínima: segundo o IBGE, somente 700 hectares.
Apesar dessas dificuldades de previsão da colheita de milho, a produtividade do grão em Cerejeiras neste ano estará em torno de 80 sacas por hectare.
Se essa produção se confirmar – e tudo indica que vai –, então a produtividade do milho aumentou em Cerejeiras.
Apenas para comparação, em 2011 colhia-se na região cerca de 60 sacas por hectare, um aumento de 20 sacas por hectare ou 30 por cento de incremento de produção.
“A adoção de novas tecnologias e a correção de solo são responsáveis por esse aumento de produtividade do milho safrinha”, disse um agrônomo em Cerejeiras, que trabalha para uma empresa secadora do setor, que pediu que nem ele nem a empresa fossem identificados nesta reportagem.
Em relação ao volume total de produção, as informações sobre a colheita deste ano ainda não são conhecidas, mas a expectativa geral é que uma boa quantidade do milho saia de Cerejeiras neste ano.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!