Dragagem do rio Madeira eleva a capacidade de embarques no Brasil

O rio Madeira é apontado como ideal para movimentação de grandes volumes de mercadorias, minérios, insumos agrícolas e grãos

Dragagem do rio Madeira eleva a capacidade de embarques no Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia é o corredor do Arco Norte, a hidrovia do rio Madeira é considerada a nova rota da América do Sul e principal aposta logística do agronegócio do país. Com o início da dragagem e manutenção da via navegável ininterruptamente ao longo do ano, a expectativa do mercado é de elevar a capacidade de embarques do país.

O rio Madeira é apontado como ideal para movimentação de grandes volumes de mercadorias, minérios, insumos agrícolas e grãos. Segundo dados registrados na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), durante o primeiro semestre de 2017 foram transportados pelo rio Madeira 3.515 milhões de toneladas de grãos. Os produtos que saem pelo Porto de Porto Velho e Terminais de Uso Privado (TUP) são destinados à diversos países de diversos continentes, entre eles: Ásia, Europa, América do Norte e Oriente Médio.

A reivindicação das empresas de navegação, que operam no transporte fluvial de cargas e passageiros no Norte do Brasil, é antiga uma vez que no período da estiagem as balsas não conseguem transportar os produtos em sua capacidade máxima. “A dragagem é uma luta conjunta do Governo do Estado de Rondônia e da bancada federal. A licença do Ibama demorou e o serviço começará atrasado. O serviço consiste na remoção dos sedimentos que estão no fundo do rio permitindo a passagem das embarcações em áreas mais assoreadas. A expectativa é que a liberação deste canal permita a navegação ao longo do ano inteiro, mas que seja realizada dentro do período viável para que o recurso investido no projeto não se perca e traga vantagens para alavancar a economia da região”, explicou Leudo Buriti, diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH).

Segundo o consórcio executor da obra JEDD/EPC e a empresa fiscalizadora UMI-SAN – Serviço de Apoio à Navegação e Engenharia, estão previstos 14 pontos nesta primeira etapa e a previsão de início dos serviços é na próxima semana.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS