Um dos objetivos da capacitação é ampliar as discussões sobre o desenvolvimento sustentável
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Técnicos da Subsecretaria do Meio Ambiente (Sema) participaram na última semana do curso de formação de monitores da biodiversidade em parceria com o ICMBio, Sedam e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com a finalidade de implantar um modelo alternativo de monitoramento da biodiversidade nas UC's municipais, o que pode promover a geração de dados continuados a longo prazo, que subsidiarão ações dos gestores dessas unidades de conservação de forma participativa.
Um dos objetivos da capacitação é ampliar as discussões sobre a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. A metodologia empregada e que vem ganhando espaço nos últimos anos é o desenvolvimento de estratégias de cunho participativo. O “Programa de Monitoramento da Biodiversidade”, do ICMBio e o projeto de “Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação da Amazônia”, são ações desenvolvidas pelo Instituto IPÊ, em parceria com o ICMBio.
O evento contou com um grande número de técnicos de vários órgãos e instituições, assim como de outras comunidades do entorno. Durante os três dias da oficina os participantes assistiram palestras expositivas e participaram de atividades práticas envolvendo vários temas de sustentabilidade.
Foram convidados instrutores especialistas para palestrar durante o curso e auxiliar nas discussões durante o momento de construção dos formulários que deverão ser utilizados nas gestões das Unidades de Conservação Municipais.
“Esses momentos são muito importantes para que possamos aumentar nossos conhecimentos técnicos e ajudar na elaboração de programas para o desenvolvimento da gestão ambiental das Unidades de Conservação de Porto Velho”, avaliou a bióloga Lucinara Camargo".
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!