Estado assina termo de cooperação para melhoramento da infraestrutura de TI

O compromisso foi firmado em rápida cerimônia no Palácio Rio Madeira e foi seguido de reunião técnica

Estado assina termo de cooperação para melhoramento da infraestrutura de TI

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia aderiu, nesta sexta-feira (19), ao programa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), parceria que promete revolucionar a infraestrutura de redes avançadas de tecnologia da informação (TI) no estado. A superintendente estadual de Assuntos Estratégicos, Rosanna Souza, definiu o acordo como um momento histórico e que amplia as possibilidades de levar conhecimento em diversas áreas, além de contemplar a área de negócios com reflexos no desenvolvimento regional.

O compromisso foi firmado em rápida cerimônia no Palácio Rio Madeira e foi seguido de reunião técnica.

O acordo trouxe a Rondônia o diretor geral da RNP, Nelson Simões da Silva, que conheceu a Infovia, a infraestrutura de telecomunicação do estado, que utiliza fibra ótica para fazer conexão de alta qualidade entre órgãos públicos e privados, na difusão do conhecimento e desenvolvimento.

Segundo Simões, a pesquisa é imprescindível ao desenvolvimento social e econômico do país. As iniciativas do estado, neste campo, conforme ele são merecedoras de elogios.

Uberlando Tiburtino, reitor do Instituto Federal de Rondônia, Luiz Marcelo Reis, presidente da Eletrobras Rondônia e Ari Otti, reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) também participaram da cerimônia como parceiros que contribuirão para o sucesso do acordo. Eles também falaram sobre a relevância do momento para o desenvolvimento regional.

“É o modelo mais bem sucedido que existe no Brasil, um exemplo prático de que pode funcionar aqui e dar frutos, que é o mais importante”, Rosana Souza, superintendente de Assuntos Estratégicos.

Rondônia passa por um momento especial, segundo Rosana Souza, pelo fato do governador Confúcio Moura ter como compromisso de fazer investimentos em pesquisa e tecnologia voltadas para o desenvolvimento. A adesão ao programa da RPN, segundo ela, confirma esta disposição. “É o modelo mais bem sucedido que existe no Brasil, um exemplo prático de que pode funcionar aqui e dar frutos, que é o mais importante”, definiu a superintendente da Seae.

O programa da RNP firmado com o governo de Rondônia servirá, também, para o início das discussões sobre o planejamento, implementação de projetos e ações de interesse de gestores públicos e privados comprometidos com a utilização do programa em suas atividades e no desenvolvimento do estado.

Segundo o professor Francisco Elder Oliveira, diretor da Fundação de Pesquisa Científica de Rondônia (Fapero), nesta fase será discutido e ajustado o compromisso entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual a RPN faz parte, o interesse de ambos na formalização de um Termo de Cooperação Técnica. A consequência é a mútua cooperação para a ampliação, desenvolvimento e oferta de conectividade de alta velocidade, com qualidade de serviços, capacitação e inovação no uso de redes avançadas.

A rede que prevê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologia de informação e comunicação para geração de conhecimento e a excelência da educação e pesquisa, segundo o diretor da Fapero, vai muito mais além, pois favorece o acesso a todas as mídias, podendo servir, por conseguinte, a outros entes do estado, como os hospitais, por exemplo, em suas demandas, entre outros.

 

PARCERIAS

O sistema, conforme Elder Oliveira, por suas redes avançadas vai possibilitar a interconexão com instituições das áreas metropolitanas, do interior e de longas distâncias, integradas ao backbone – a rede principal da RNP -, com o fim de incentivar e fomentar a universalização do acesso acadêmico, a busca de soluções e alternativas, meios, modelos de uso e sustentabilidade compartilhados que possibilitem estimular e incrementar a aplicação de novas tecnologias como fator de desenvolvimento do Estado.

 

A RPN promove e desenvolve parcerias públicas e privadas que viabilizam a superação de barreiras de infraestrutura, tecnologia e qualificação, objeto geral do termo de compromisso assinado com o Governo de Rondônia. A ideia é possibilitar a construção de soluções para a comunidade acadêmica, partilhando assim os benefícios e promovendo o desenvolvimento da educação e da ciência e tecnologia para o benefício dos brasileiros.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS