IFRO Campus Cacoal promove cursos integradores

No primeiro, o objetivo foi promover um processo de interação e reflexão sobre a prática docente no convívio da sala de aula e da troca de conceitos e ideologias.

IFRO Campus Cacoal promove cursos integradores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, iniciou em abril dois projetos integradores, em parceria com outras instituições de ensino da região, através do seu grupo de pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia (PDA). Os projetos “Prática Escolar e Formação de Professores” e “Museu: Memórias e Constituição do Sujeito” integram o Ensino, a Pesquisa e a Extensão como suportes para o desenvolvimento da língua(gem) e seu processo de transformação do sujeito no contexto social e humanitário.

No primeiro, o objetivo foi promover um processo de interação e reflexão sobre a prática docente no convívio da sala de aula e da troca de conceitos e ideologias. Nesse contexto, o Grupo PDA foi convidado para ministrar atividades com os profissionais no Colégio Ulbra Concórdia e da Unidade do SENAC de Cacoal.

Já no projeto “Museu: Memórias e Constituição do Sujeito” o alunos do segundo ano do Curso Técnico Integrado de Informática visitaram o Minimuseu Família Salles & Caetano. “O objetivo foi fazer a interação do contexto histórico sobre o Museu e a sua relação com a memória da sociedade”, resumiu o professor Sérgio Nunes, líder do PDA.

A experiência da visita ao museu despertou nos alunos o interesse de aprofundarem a pesquisa que foi realizada no âmbito da sala de aula. Foi o caso de Felipe Soupinski, aluno da turma de Informática, que passou a encarar o conceito da memória coletiva sobre uma nova perspectiva. “Entendi o verdadeiro sentido do contexto ‘memória’ e estou motivado a buscar cada vez mais conhecimentos históricos. Também apliquei isso às aulas de Literatura, pois percebi que não se faz uma nação sem cultura e que esta é intimamente ligada à sua memória”, apontou.

Diretor Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman ressaltou a importância de iniciativas como estas para a instituição e seus alunos. “As ações integradoras são especiais para o IFRO. Desde a implantação dos IFs, nosso planejamento já previu o uso do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão no processo da interação entre a instituição e a comunidade. Agora também queremos nos valer desse método para potencializar a permanência e o êxito dos nossos alunos, que são nosso maior bem social para o desenvolvimento escolar e, ao mesmo tempo, da comunidade”, destacou.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS