O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN construirá nova sede na capital com estrutura moderna na tendência de sustentabilidade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN construirá nova sede na capital com estrutura moderna na tendência de sustentabilidade, onde abrirá todos os serviços em um mesmo espaço. Segundo o diretor geral, José de Albuquerque Cavalcante, o projeto faz parte do plano de melhorias da autarquia, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e melhor comodidade aos usuários. O orçamento estimado é de 50 milhões de reais com recursos próprios, tendo prazo de 16 meses para conclusão, a partir do início da obra.
De acordo com Albuquerque, o governador Confúcio Moura aprovou o projeto arquitetônico e solicitou uma obra moderna à altura de grandes capitais, visando a valorização urbana de Porto Velho. Além da estrutura física, o plano de melhorias inclui ainda a informatização geral, dando mais agilidade, segura e facilidade aos serviços.
Os projetos arquitetônico e estrutural vêm sendo desenvolvidos pelas equipes de engenharia do DETRAN e do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER). Com arquitetura ousada, amplo espaço interno e grande pátio para estacionamentos, a estrutura segue a tendência de sustentabilidade visando maior luminosidade, menor consumo e aproveitamento de recursos naturais.
O diretor geral considera que a obra é necessária, pois a atual sede, a Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran) e demais unidades são antigas e já não comportam as condições adequadas para a funcionalidade. “Estamos com uma frota estimada em 900 mil veículos, cerca de 800 mil Carteiras Nacional de Habilitação e isso demanda um fluxo grande de usuários, requerendo melhores condições estruturais”, justificou.
A informatização geral com a implantação de novos sistemas mais eficientes e mais seguros já vem sendo implantados. Iniciou com o sistema de Habilitação, mais recente foi implantado o sistema veicular, proporcionando aos usuários acesso via internet reduzindo filas e tempos de espera.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!