A Instituição, fundada em 1995, tem em seus quadros equipe multidisciplinar de excelência, todos especialistas na área de oncologia, se encontra credenciada junto ao Ministério da Saúde para prestar serviços de oncologia nos ramos de radioterapia e quimio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Instituto de Oncologia e Radioterapia São Pellegrino Ltda., em respeito aos seus pacientes e ao povo de Rondônia, vem a público esclarecer alguns fatos postos nos últimos dias de forma vil e inverídica acerca da prestação de seus serviços.
A Instituição, fundada em 1995, tem em seus quadros equipe multidisciplinar de excelência, todos especialistas na área de oncologia, se encontra credenciada junto ao Ministério da Saúde para prestar serviços de oncologia nos ramos de radioterapia e quimioterapia, tendo atendido mais de dez mil pacientes, sempre em consonância com as recomendações nacionais e internacionais de boa prática médica.
A Instituição sempre primou por manter atuais seus procedimentos, equipamentos e funcionalidade.
Seus equipamentos para tratamento do câncer são semelhantes a alguns disponibilizados no Instituto Nacional do Câncer - INCA, na cidade do Rio de Janeiro, bem como em mais 32 serviços em todo o Brasil, e mais outras 2.348 unidades de Cobalto funcionando no mundo (cerca de 1/5 do total de aparelhos existentes).
Recentemente o Instituto São Pellegrino adquiriu um moderno acelerador linear de fótons e elétrons, assim como um novo equipamento de braquiterapia que proporcionarão aos pacientes deste estado tratamentos proximos de seus lares e suas familias. As suas instalações aguardam tão somente a finalização e execução do projeto arquitetônico adequados para o seu funcionamento.
Da mesma forma se encontram prontos novos consultórios e área de quimioterapia para disponibilizar um maior número de atendimentos, além das campanhas de conscientização da população para detecção precoce do câncer, e o centro de diagnóstico que em breve começará a funcionar.
O Estado de Rondônia possui 1,7 milhão habitantes, sendo recomendação oficial nacional 1 equipamento de radioterapia para cada 600 mil habitantes. Na Europa essa proporção é de 1 equipamento para cada 300 mil habitantes; some-se a isso que estados como o Amapá e Roraima, não dispôem de serviços de radioterapia e seus pacientes procuram nosso Instituto para serem atendidos, assim como aqueles da região sul do vizinho Estado do Amazonas e da Bolívia.
As considerações anunciadas no final de semana levam a crer que se pretende manter a rotina de enviar pacientes custeados com recursos públicos para tratamento em outro estado da federação quando se dispõe de condições adequadas para aqui serem cuidados.
O Tratamento Fora do Domicílio é um paliativo para situações extraordinárias e não pode se tornar uma situação permanente.
É pensando nisso que o Instituto São Pellegrino está ampliando suas instalações.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!