Prefeitura inicia estudos para restauração das Caixas d'Água

Monumentos de 107 anos são símbolos e estão esculpidos no brasão e na bandeira de Porto Velho

Prefeitura inicia estudos para restauração das Caixas d'Água

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho iniciou na manhã desta quarta-feira [8], através das secretarias de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo e de Planejamento, levantamento para projeto de restauração das caixas d'água que simbolizam o município e são o brasão da bandeira da capital rondoniense.

Forjados em aço, os três reservatórios foram construídos entre 1910 e 1912, no local onde hoje é Praça das Caixas d'Água, no centro histórico da cidade, e abastecia de água potável os moradores da época, função que se cumpriu até 1957 e hoje são atrativos turísticos.

Durante a visita, o secretário Júlio César Siqueira [Turismo] disse que a restauração está entre as metas de gestão do prefeito Dr. Hildon Chaves. Ele informou que já está iniciando conversações com o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] para que seja autorizada a intervenção.

Segundo Siqueira, “considerando o tempo para a permissão do Iphan, levantamento domaterial necessário para a recuperação, qualidade do material e a execução das obras, que podem não se limitar apenas às bases de sustentação, mas chegar ao interior de cada caixa d'água, o prefeito Hildon quer o processo ágil, afinal, isso aqui é o coração da cidade de Porto Velho”. O secretário lembra que a prefeitura tem uma parceria muito boa com o instituto.

Além da praça das Caixas d'Agua, que abriga os reservatórios, também chamadas Três Irmãs, estão no centro histórico o prédio em formado de locomotiva, onde funcionou a administração da ferrovia Madeira-Mamoré; o palácio Presidente Vargas, sede política e administrativa do antigo Território e também do Estado; a catedral Sagrado Coração de Jesus, matriz de Porto Velho; o palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura; o antigo Porto Velho Hotel, hoje sede administrativa da Universidade Federal de Rondônia, além da ferrovia, locomotivas e vagões da EFMM.

Para o engenheiro Liandro Loyola, da Sempla, que também esteve no local, antes da intervenção, que só pode ser feita com a autorização do Iphan, deve definir primeiro estudos da restauração, como material usado, que deve ser igual ou próximo do original, se não houver como se produzir; tipo e localização exata de soldas, o aço e sua liga etc.. Depois, contratar empresa cujo acervo técnico seja compatível para que possa realizar a restauração”.

Durante a visita, Siqueira e Loyola, além de Vanderlei Silva, também da secretaria de Turismo, viram que os danos podem chegar, inclusive, à cúpula e ao interior de cada caixa d'água. “Em função do calor e da umidade, pode haver ferrugem. Nesse caso, não adianta restaurar apenas a base, pois o trabalho pode ser muito maior”, lembra o engenheiro.

O mais urgente e importante na restauração do patrimônio símbolo de Porto Velho, segundo observações das autoridades, é a reconstrução das bases dos monumentos, que estão comprometidos pela ferrugem. Como são pés de sustentação, se não forem reparadas, podem não aguentar por muito tempo mais o peso e as Três Marias podem ruir.

“Por isso”, insiste Loyola, a restauração deve ser a mais fiel possível à estrutura, daí o estudo que deve incluir origem do material [aço], solda, liga, seguido do termo de referência na contratação da empresa cujo acervo técnico seja compatível para a realização do serviço que leve à restauração histórico-patrimonial exatamente como era, e isso exige um restaurador credenciado".

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS