A entrega das mudas de café clonal de forma gratuita aos produtores cadastrados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), ocorre em uma área de sombreamento dentro do campo experimental da Embrapa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o objetivo de atender aos produtores rurais e melhorar a renda da agricultura familiar em Rondônia, o Governo do Estado, em parceria com o deputado estadual Marcelino Tenório, começou a entrega 26 mil mudas de Café Clonal, tipo Conilon Robusta, em Ouro Preto do Oeste. Um investimento de R$100 mil reais através de uma emenda parlamentar do deputado estadual.
A entrega das mudas de café clonal de forma gratuita aos produtores cadastrados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), ocorre em uma área de sombreamento dentro do campo experimental da Embrapa que cedeu o espaço físico como parte da parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional polo Ouro Preto, tendo a frente a titular da pasta, Maria Araujo de Oliveira.
O deputado Marcelino Tenório, um dos grandes incentivadores da plantação do clonal no estado, acredita que este tipo de investimento vai melhorar a vida do homem do campo, através de um produto mais rentável e que produz o dobro que o café tradicional, mesmo que plantado em uma mesma escala. Isso significa que, enquanto se colhe 70 sacas do café tradicional, com base em um hectare de terra (10.000²), o café clonal poderá render até 150 sacas, ou seja, mais que o dobro da matéria-prima em uma proporção igual de plantio. São mais resistentes a doenças, produzem mais rápido, em um ciclo que varia entre 1,5 a 2 anos, e tem uma produtividade de 40 a 50% maior que o café tradicional. “Quero agradecer o governador Confúcio Moura por ter liberado o aporte financeiro da nossa emenda parlamentar que destinamos para esta finalidade. Acredito no potencial produtivo dessa região e tenho certeza que, com esse incentivo, muitos produtores vão voltar a cultivar suas lavouras com a técnica devida e vão gerar uma renda especial quando for à época de colheita”, pontuou o deputado.
Vinicius de Oliveira Cruz, médico veterinário e chefe do escritório local da Emater disse que a empresa irá fazer o acompanhamento técnico para garantir que todo o processo produtivo, desde o plantio das estacas, como são chamadas as mudais clonais do café, até a colheita seja realizado de forma correta. Segundo Vinicius Cruz, cada um produtor receberá uma quantidade específica do produto e terá que realizar o plantio dentro das normas técnicas de praxe e sob o acompanhamento técnico.
A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira que durante o ato representou o governador do Estado Confúcio Moura, enfatizou a importância dessas mudas para o município e pediu para que os cafeicultores cuidem bem de suas plantações. A secretária lembrou que a distribuição de mudas de café clonal faz parte do “Programa Plante Mais” que tem como o fortalecimento da agricultura familiar, sendo que até o final deste ano o Governo do Estado entregará mais de 3 milhões de mudas de café clonal aos produtores cadastrados pelos escritórios locais da Emater/RO de forma totalmente gratuita.
O produtor Antonio Augustinho de Souza que tem uma pequena lavoura de café na linha 4 da RO 470 (conhecida como linha 81), chegou logo para pegar suas mudas 700 nesta primeira fase. O produtor disse que a iniciativa do governo do Estado em fazer a distribuição das mudas de qualidade representa um novo alento para aqueles que sempre acreditaram na lavoura cafeeira. “Assim que recebi a confirmação que seria contemplado com as mudas de café clonal, comecei a preparar o espaço para plantar e estou muito otimista que vamos voltar a crescer plantando café”, disse o produtor bastante alegre.
O total da produção de café em Rondônia é de aproximadamente dois milhões sacas, segundo dados da Secretaria da Agricultura (Seagri), e neste universo, 21 municípios liderados por Cacoal, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta e Machadinho do Oeste – todos com produção acima das 100 mil sacas – colheram 1.068.167 sacas de café nesta safra, o que representa 95% do toda produção estadual.
Os outros municípios que integram esta relação de importantes produtores de café conilon são: Nova Brasilândia, Ministro Andreazza, Alto Alegre dos Parecis, Buritis, Alvorada do Oeste, Alto Paraíso, Seringueiras, Ji-Paraná, Santa Luzia do Oeste, São Felipe, Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Ariquemes e Theobroma.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!