Consumidores começam a recorrer à Justiça por cobrança indevida na conta de luz

De acordo com o advogado especialista em Direito Tributário, Josemário Secco, o processo de reembolso é simples e vários tribunais do país julgaram procedente a ação em favor do consumidor e derrubaram a cobrança de ICMS sobre as Tarifas de Uso do Sistema

Consumidores começam a recorrer à Justiça por cobrança indevida na conta de luz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Consumidores vilhenenses já começaram a recorrer a Justiça para reaver valores indevidos pagos na conta de luz da Central Elétrica de Rondônia (CERON). O valor é referente aos 17% pago junto à conta identificado como Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos últimos cinco anos.

De acordo com o advogado especialista em Direito Tributário, Josemário Secco, o processo de reembolso é simples e vários tribunais do país julgaram procedente a ação em favor do consumidor e derrubaram a cobrança de ICMS sobre as Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e de Distribuição (TUSD). “Qualquer advogado pode ajuizar essa ação de reembolso, já que ela é realizada contra a Fazenda”, afirmou Secco.

O problema acontece porque o Estado não lança a tributação apenas sobre o valor da energia elétrica consumida, como deveria ocorrer. A base de cálculo inclui também a TUSD. Ou seja, o Governo cobra o imposto em cima do valor total da conta, o que não tem respaldo legal.

Além de exigir a restituição do valor pago indevidamente, o consumidor deve solicitar a redução dos valores de contas futuras sem incidência do ICMS.

Para recorrer, o consumidor deverá procurar um advogado com todas as contas pagas dos últimos cinco anos. Caso não possua em mãos, o interessado deverá se dirigir a uma agência da CERON mais próxima e solicitar o extrato dos anos anteriores. Secco explica, ainda, que há a possibilidade de o próprio advogado do consumidor pleitear a apresentação dessas contas dos últimos cinco anos, na ação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS