Para isso, foi instituída, em abril de 2016, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Tribunal de Justiça de Rondônia – CPAD/TJRO, composta de seis membros, que se reúne semanalmente para promover a revisão e o aperfeiçoamento dos instrumentos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Poder Judiciário de Rondônia iniciou a implementação da política de gestão documental. Esse trabalho possibilitará o integral exercício de direitos, a preservação das informações necessárias às partes e às instituições do Poder Judiciário e a preservação do patrimônio histórico e cultural, de forma racional, acessível e segura.
Para isso, foi instituída, em abril de 2016, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Tribunal de Justiça de Rondônia – CPAD/TJRO, composta de seis membros, que se reúne semanalmente para promover a revisão e o aperfeiçoamento dos instrumentos arquivísticos disponíveis na instituição. O grupo também propõe medidas para a racionalização dos procedimentos relacionados aos arquivos e documentos das diversas unidades do Poder Judiciário rondoniense. As atividades da comissão têm o objetivo de dar efetividade aos normativos do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nesse sentido, dentre as ações empreendidas pela Comissão nos últimos meses, destacam-se visitas técnicas a outras instituições do Poder Judiciário, a exemplo dos tribunais de justiça do Pará e do Amazonas, revisão dos normativos que dispõem sobre a gestão documental no TJRO, a elaboração do Regimento da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, as normas de funcionamento do Arquivo Geral e do Centro de Documentação Histórica, demandas junto à Secretaria de Tecnologia da Informação para desenvolvimento de ferramentas informatizadas de Gestão da Documentação Arquivística, bem como estudos para a criação de link no Portal do TJRO que centralizará a normatização e orientação quanto aos procedimentos de Gestão Documental.
Proname
Instituída por meio da Portaria nº 0751/2016-PR, publicada no DJe de 25/04/2016, e alterada pela Portaria nº 1120/2016-PR, publicada no DJe de 08/06/2016, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Tribunal de Justiça de Rondônia – CPAD/TJRO atende a uma previsão legal inscrita na Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como à Recomendação nº 37/2011, alterada pela Recomendação nº 46/2013 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que dispõe sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).
O programa tem por finalidade implementar política de gestão documental que atenda às peculiaridades do Poder Judiciário brasileiro, prezando pela gestão documental que possibilite o integral exercício de direitos, a preservação das informações necessárias às partes e às instituições do Poder Judiciário e à preservação do patrimônio histórico e cultural, de forma racional, acessível e segura.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!