Detectado primeiro caso de microcefalia em decorrência do Zika Vírus

A Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde Lucinete Maria Melo Souza “Netinha”, procurada por este site informou que Secretaria de Saúde está tomando todas as providências necessárias no acompanhamento e investigação do caso.

Detectado primeiro caso de microcefalia em decorrência do Zika Vírus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria Municipal de Saúde investiga o primeiro caso suspeito de microcefalia relacionado ao Zika vírus no município de Jaru, a transmissão a gestante pode ter ocorrido no quinto mês de gestação, porém a doença só foi detectada dias após o nascimento do bebê, por uma clínica particular.

A Secretaria Estadual de Saúde foi notificada e comunicou o caso ao município.

A Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde Lucinete Maria Melo Souza “Netinha”, procurada por este site informou que Secretaria de Saúde está tomando todas as providências necessárias no acompanhamento e investigação do caso. Segundo Netinha, os relatos da mãe da criança indicam uma possível contaminação pelo vírus Zika durante a gravidez. Ela teria procurado o Hospital Municipal após apresentar febre, dores pelo corpo e erupções na pele, sintomas comuns em pessoas infectadas, na ocasião a mãe possuía suspeitas de estar com Zika, porém o médico que lhe atendeu diagnosticou sua enfermidade como uma alergia.

A criança que é uma menina, atualmente com quase três meses, apresentou nos primeiros dias de vida problemas de saúde, sendo levada pelos pais a clinica Mater Dei, a enfermeira que lhe atendeu logo identificou a anormalidade em seu perímetro cefálico, o que foi confirmado com a medição.

A coordenadora informou que neste momento a família da criança se recusa a acreditar na possibilidade da doença, porém os primeiros resultados indicam a microcefalia que só será confirmado mediante o diagnóstico conclusivo.

A gestante supostamente contraiu Zika, no período que residiu no setor 05, atualmente a família esta morando no setor industrial.

No estado de Rondônia foram diagnosticados apenas três casos de microcefalia em decorrência do Zika vírus, porém há cinco ainda em investigação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS