Governador dá posse a novo secretário da Segurança Pública de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governador Confúcio Moura fez mudanças na Secretaria de Estado da Segurança Publica, Defesa e Cidadania (Sesdec). O coronel Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, que integra o Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia, é o novo titular da pasta. Ele foi nomeado nesta terça-feira, 1º, e terá um novo adjunto, o delegado Luiz Roberto de Matos, que atuava como diretor substituto da Polícia Civil de Rondônia.
A troca decorre de um anseio do governador Confúcio Moura em dar celeridade às ações atinentes à segurança pública, e segundo o coronel Caetano a mudança ocorreu de comum acordo com o antecessor, delegado Antônio Reis. “Quero registrar o bom trabalho que o secretário Reis realizou, vamos dar continuidade as boas medidas e o que for necessário descartar vamos descartar ou reformular”, disse o coronel.
Sua prioridade e missão primeira, prometida ao governador, é entregar em dois meses um diagnóstico da segurança pública. “Quero entrar nos bairros, debater com a população a segurança, avaliar o que está sendo feito, fortalecer a ouvidoria. A população precisa ser ouvida, ela é a consumidora de serviço tão importante e complexo como a segurança pública”, disse.
Do governador ele recebeu a missão de restabelecer com afinco os serviços de segurança pública oferecidos à população. O coronel Lioberto disse que pretende contar com técnicos da área de segurança pública para fazer diagnóstico do setor, identificando ações que não andaram como o esperado, e que não fará grandes mudanças na equipe. “Vou atuar para motivar as forças de segurança de Rondônia, civis e militares”, disse.
O coronel Lioberto Ubirajara Caetano é natural de Santa Maria (RS). Integra o Corpo de Bombeiros de Rondônia desde 1992, após ter feito opção e deixado a Polícia Militar, tendo sido comandante-geral daquela corporação e presidente do Conselho Nacional dos Comandantes de Bombeiros (Ligabom). Foi coordenador estadual da Defesa Civil, com atuação elogiosa na Operação Enchente (rio Madeira, 2014) e ex-diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia. Atualmente ele desenvolvia atividades na coordenação do Programa de Desenvolvimento Socioambiental Integrado (PDSI), no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!