Além do município, o Distrito de Itaporanga também recebeu a equipe de topografia. O levantamento cadastral georreferenciado é realizado com equipamentos de última geração e permite grande precisão nos dados coletados, o que contribui para o planejamento
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma equipe de topógrafos realizou em Pimenta Bueno estudos para determinar as características da área urbana do município, identificando coordenadas geográficas e interferências no relevo do solo. Este trabalho, realizado pela concessionária Águas de Pimenta Bueno, tem como objetivo embasar os projetos executivos de água e esgoto que serão desenvolvidas na cidade nos próximos anos.
Além do município, o Distrito de Itaporanga também recebeu a equipe de topografia. O levantamento cadastral georreferenciado é realizado com equipamentos de última geração e permite grande precisão nos dados coletados, o que contribui para o planejamento de implantação do sistema, além de garantir melhorias na rede existente.
“Todo o programa de investimentos, novos projetos, obras previstas e melhorias, será executado com base neste levantamento. Entre as informações obtidas estão a localização das quadras, os níveis das vias públicas e das guias, as áreas indicadas para a instalação das redes, os níveis de elevação urbana, e também todas as intervenções, como redes de drenagem existentes, redes telefônicas, fibra óptica e redes elétricas subterrâneas. Estes dados foram levantados em 10 dias e agora estão sendo processados para futuros projetos”, conta o gestor operacional da concessionária, Jean Damaceno.
INVESTIMENTO
Nos próximos anos, Pimenta Bueno receberá o maior investimento em saneamento da história do município. Serão mais de R$ 50 milhões voltados para obras nos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
Desde que assumiu os trabalhos em julho, a concessionária realizou importantes melhorias para modernizar o sistema de fornecimento de água do município. Entre as ações, estão a recuperação e adequação de centenas de metros de rede de água, conserto de vazamentos e implantação de novas ligações.
Além disso, a concessionária realizou a modernização de laboratórios e a aquisição de novos equipamentos para garantir a segurança operacional dos sistemas. A empresa investiu também na reforma de áreas e instalações das estações de tratamento de água e esgoto e hoje realiza adequações no sistema de captação, adquirindo equipamentos e garantindo o fornecimento de água com qualidade e regularidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!