Medalhista mundial acende pira olímpica na abertura dos Jogos Escolares de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Sob aplausos, o acendimento da pira olímpica na abertura dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) foi confiado ao medalhista mundial do vôlei de praia, Emanuel Rego, no sábado (8), no ginásio de esportes Jorge Teixeira, em Vilhena. Esta é a fase estadual juvenil do Joer, que também é classificatória para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontecerão de 10 a 19 de novembro, em João Pessoa (PB).
“É um momento importante para Rondônia, e o começo de uma grande jornada para os atletas e técnicos”, declarou o medalhista no ponto alto da cerimônia do fogo.
Emanuel Rego motivou os estudantes a praticar esportes aliado aos estudos. “É nesta faixa etária que o esporte e o estudo andam juntos, e ambos são importantes na formação do caráter, das futuras escolhas na vida e, sobretudo, na concretização dos sonhos de cada um de vocês”.
A cerimônia de abertura do Joer em Vilhena teve uma hora e meia de duração. Iniciou com a composição do dispositivo de honra, desfile das delegações, execução do hino nacional e falas oficiais predominantemente pautadas em agradecimentos e parcerias, boas vindas e desejos de boa sorte aos atletas. O secretário de esportes de Vilhena, Welitton Ferreira, destacou o empenho do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na parceria da promoção e organização do evento esportivo em Vilhena.
Edgar Hubner, representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), destacou as políticas públicas aplicadas pelo governo estadual em prol do esporte escolar para sustentação das novas gerações desportistas. “Em nome de Ítalo Aguiar, parabenizo a todos pela exemplar condução dos Jogos em Rondônia”, disse Hubner, ao mencionar o ex-membro do COB e gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar da Seduc, pasta responsável pelo novo formato dos Jogos Escolares de Rondônia.
A secretária de Educação, Fátima Gaviolli, agradeceu a visita de Emanuel e Hubner a Rondônia e destacou o novo modelo do Joer. “A vinda de vocês nos motiva ainda mais a promover o esporte escolar”, disse Fátima, acrescentando detalhes sobre a logística aplicada no Joer, como transporte e acomodações das delegações em rede hoteleira, praça de alimentação que também oferta recreação, cultura, lazer e maior socialização entre os atletas. Em seguida, Fátima Gaviolli declarou aberta a etapa estadual juvenil dos Jogos Escolares de Rondônia.
A cerimônia de abertura seguiu com apresentações artísticas de ginástica rítmica e de balé infantil, os juramentos dos atletas e dos árbitros para então iniciar a cerimônia do fogo. O revezamento da tocha olímpica se deu por nove atletas de escolas instaladas em nove Coordenadorias Regionais de Educação. Coube à atleta vilhenense, Eduarda Santana, medalha de ouro nos JEJ/2014 em Londrina (PR), entregar a tocha olímpica ao medalhista Emanuel Rego para o acendimento da pira e finalização da cerimônia com a saída das delegações.
Os Jogos Escolares de Rondônia – fase Estadual Juvenil, de 15 a 17 anos, em Vilhena – contam com a participação de 46 municípios em um total de 1.929 participantes de 178 escolas, entre atletas, técnicos, árbitros, professores, coordenadores e membros do Tribunal de Justiça Desportiva. Até o encerramento dos jogos em Vilhena, no dia 17, serão disputadas 11 modalidades entre individuais e coletivas.
A competição iniciou nas modalidades individuais simultaneamente com o vôlei de praia, atletismo, ciclismo, judô, tênis de mesa e xadrez. Já nas coletivas do basquete, futsal, handebol, futebol e o vôlei masculino e feminino. As partidas coletivas começam na próxima quarta-feira (12) e as finais acontecerão na segunda-feira (17).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!