Iniciada abertura de estrada ligando o distrito de São Carlos ao Lago Cuniã

Iniciada abertura de estrada ligando o distrito de São Carlos ao Lago Cuniã

Iniciada abertura de estrada ligando o distrito de São Carlos ao Lago Cuniã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta semana, o Governo de Rondônia iniciou a construção de uma estrada com 14 km de extensão para interligar a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã ao distrito de São Carlos, ambos pertencentes a Porto Velho e localizados na margem esquerda do rio Madeira. A estrada é construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), que também fará a limpeza da praça construída pelo Estado e praticamente destruída pela enchente de 2013.

O objetivo é construir uma estrada para garantir o acesso de estudantes de Cuniã ao ensino Médio, hoje assegurado apenas no distrito de São Carlos. A via também facilitará o escoamento da carne e couro de jacaré do manejo autorizado no lago do Cuniã, além de melhorar o escoamento de produtos como farinha, castanha e a pesca em geral.

Hoje, o acesso de São Carlos ao Cuniã é realizado por trilha para motocicletas ou por embarcação. Os motociclistas cobram R$ 25,00 no trajeto, ou seja, R$ 50,00 ida e volta. A estrada permitirá o transito de carros para o escoamento das produções e de microônibus para transportar os alunos. O início dos trabalhos foi acompanhado pelo diretor-adjunto.

Para o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, a construção da estrada de São Carlos ao Cuniã é mais um grande desafio que o governador Confúcio Moura assume para ajudar o Baixo Madeira. As máquinas e equipamentos ainda estão sendo atravessados aos poucos, de balsa. O rio está baixo e o maquinário é atravessado um por vez. “Já levamos um trator de esteira, duas pás-carregadeiras e uma retroescavadeira. Até segunda toda a patrulha estará completa, incluindo caçambas e uma motoniveladora (patrol)”, afirmou o diretor.

O residente regional do DER em Porto Velho, Luiz do Carmo, o Polaco, disse que dentro de 15 dias será concluído os serviços de abertura da estrada com o trator de esteira. “Depois vamos implantar bueiros nos pontos baixos, fazer aterros e o patrolamento transformando a antiga trilha numa estrada de qualidade”, disse Polaco, que já enfrentou o desafio construir a Estrada Parque, ligando a região de Ariquemes/Buritis a Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

Edinardo Souza Medeiros é administrador do distrito de São Carlos. Ele explica que o acesso de barco de Cuniã a São Carlos é de aproximadamente 5 horas. “Mas não é só isso. O rio está baixo, tem muito toco e é perigoso. O fato é que as crianças precisam estudar e a estrada facilitará tudo”, destacou.

Para o ano de 2016, conforme Antônio Edinaldo Fernandes de Souza, gestor administrativo da Cooper-Cuniã (Cooperativa dos Jacarezeiros), foi autorizado o abate de 900 jacarés, todo o processo acompanhado  pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A estimativa da Cooperativa é chegar à produção de 6 toneladas de carne neste abate, além de 3,5 toneladas de couro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS