Convênio leva capacitação a empreendedores de 26 municípios
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com uma injeção de recursos da ordem de R$ 1 milhão, centenas de empreendedores urbanos e rurais de 26 municípios de Rondônia serão atendidos por agentes do governo e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) com oficinas de capacitação e seminários sobre gestões inovadoras, mercado e uso de tecnologias nos negócios.
Segundo Basílio Leandro de Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Rondônia, ao todo são quatro convênios – 043, 044, 045 e 061/PGE/2016 -, repassando esses recursos ao Sebrae-RO, visando não apenas capacitar pequenos empreendedores, mas também incentivar a atividade legal, com a formalização de pequenos negócios, de modo que toda atividade tenha caráter profissional, segurança jurídica e que gere riqueza, promovendo a circulação de dinheiro e estimulando o trabalho.
O superintendente explicou que o objetivo do governo é criar os meios e incentivar a atividade produtiva nas cidades e no campo, para que todo trabalhador com vocação para empreender seja assistido em suas necessidades, com orientação adequada, conhecimento de estratégias de gestão e uso de meios tecnológicos, medidas que melhoram a vida desses empreendedores e movimentam a economia desses municípios e do estado, além dos benefícios sociais que trazem com a criação de empregos.
CRONOGRAMA DE EVENTOS
O cronograma de eventos obedece a uma escala montada pelo Sebrae e Suder, subdividida em blocos, para a execução de uma série de ações específicas e dirigidas nos 26 municípios, coordenadas por quatro equipes de especialistas e monitores da convenente com uma missão de trabalho que começa na próxima terça-feira (27) e vai até o mês de julho de 2017.
De acordo com esta escala, por meio do convênio nº 045/PGE, serão atendidos os empreendedores dos municípios de Cabixi, Castanheira e Nova Brasilândia, de 27 de setembro a 26 de novembro, com a realização de seminário de promoção do desenvolvimento e fortalecimento de pequenos negócios dos municípios, com a disseminação de informações sobre gestão empresarial, uso de tecnologias, mercado, entre outros. Os municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré e Chupinguaia, cobertos por este convênio, serão atendidos em fevereiro, março e abril de 2017.
O convênio 043/PGE é dirigido aos pequenos negócios do varejo urbanos e contempla os empreendedores dos municípios de Presidente Médici, Porto Velho e Cerejeiras, numa programação que vai de 21 de outubro a 26 de novembro, prevendo para o segmento varejista, capacitação, consultoria e ações promocionais para melhoria da gestão, aumento de vendas, entre outros. A ação prevista neste convênio para o município de Monte Negro está prevista para março de 2017.
Já o convênio nº 044/PGE destina-se aos empreendedores rurais dos municípios de Colorado do Oeste, Alvorada do Oeste, Jaru, Espigão do Oeste e Vilhena, que no período de 19 de outubro a 25 de novembro participarão de uma série de seminários dirigidos aos trabalhadores do campo, visando fortalecer o setor do agronegócio e contribuir para o crescimento econômico dos municípios. Seminários com o mesmo teor e objetivos serão realizados também nos municípios de Guajará-Mirim, Campo Novo de Rondônia, Ji-Paraná, Cacaulândia, São Francisco do Guaporé, Nova Mamoré e Santa Luzia do Oeste, no período de fevereiro a julho de 2017, em atendimento aos termos pactuados no convênio.
Por fim, o convênio nº 061/PGE prevê o atendimento deste mesmo segmento produtivo nos municípios de São Miguel do Guaporé, Ariquemes, Urupá e Itapuã do Oeste, sendo que nesta primeira fase, de 3 de outubro a 2 de dezembro serão atendidos apenas os interessados de Ariquemes e São Miguel; e na segunda fase, em março de abril de 2017, os empreendedores dos outros dois municípios. De acordo com os termos deste convênio os comerciantes e pequenos empresários desses municípios participarão de oficinas de trabalho, visando o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios, por meio da disseminação de informações sobre gestão empresarial, consultoria, assistência técnica, serviços financeiros e políticas públicas para o setor, entre outras, fechando assim o ciclo das atividades contempladas por esses convênios.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!