Escolas estaduais recebem ‘Aulão’ para provas do Enem
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Porto Velho recebeu, no sábado (27), o segundo ‘Aulão’ promovido pela Secretaria Estadual de Educação em Rondônia (Seduc) em parceria com o Colégio Objetivo, que visa fortalecer os conteúdos adquiridos ao longo do ano para alunos que vão fazer as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
As matérias apresentadas foram ciências humanas, redação e matemática.
“Matemática sempre foi o tabu dos alunos. Sabemos que é um conteúdo pesado, mas sempre buscamos repassar todas as matérias de forma prática”, disse Wendel Ramos, professor de matemática das redes privada e pública em Porto Velho.
Wendel explicou que o projeto Aulão rende, porque coloca o aluno com o professor no mesmo rumo. O professor direciona o aluno de forma prática e o aluno é cobrado com o máximo de conteúdo específico.
No Colégio Tiradentes tem o Terceirão, projeto implantado em algumas escolas da rede estadual em Porto Velho. Os professores bem preparados vão orientando os alunos sobre as matérias do exame e reforçando o que os alunos aprenderam em toda sua vida escolar.
Kátia Jackeline, orientadora do Tiradentes, afirmou que “desde o começo do ano os professores foram orientados a preparar os alunos para o Enem. Durante os sábados, os alunos também participam do Terceirão, projeto da escola para os alunos interessados em reforçar os conteúdos que vão cair no exame”.
Os alunos também são orientados quanto à carreira profissional que desejam seguir. Os professores mais a psicóloga do colégio agem na desglamourizarão das carreiras. “Muitos alunos pensam que um médico só fica no escritório, atende a um paciente e pronto, assim como também pensam que um arquiteto ou engenheiro fica só fazendo projetos. Mostramos que não é bem assim, que os profissionais suam todo dia, vão lá e se envolvem com as áreas das profissões, que as profissões não são só glamour”, relatou Katia.
Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes, Maria Vitória estuda sempre que pode nas horas vagas. Ela sonha em fazer Direito. Ela conta que se prepara desde o começo do ano para o Enem na escola, aos sábados faz o Terceirão e quando chega em casa assiste alguns vídeos para fortalecer o que já aprendeu.
O projeto tem como objetivo priorizar o Enem, facilitando a forma de abordagem dos temas que cairão no exame.
Bruna Hernandes, assessora pedagógica do Colégio Objetivo, contou que nos ‘Aulões’ os alunos estão bastante participativos. “Os professores motivam alunos e orientam para que eles absorvam o máximo de conhecimento”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!