O presidente do Sindeprof ressaltou que o servidor municipal tem o seu direito, no entanto, que ele precisa entrar com a ação para garantí-lo.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Judiciário de Rondônia reconheceu o direito do servidor municipal nas ações individuais referentes ao retroativo do auxílio alimentação. A informação foi passada aos servidores durante Assembleia Geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Porto Velho (Sindeprof), realizada na tarde desta quarta-feira (17), na sede social da entidade.
De acordo com o presidente em exercício do Sindeprof, Felisberto Luís, a Assembleia Geral serviu para dar uma explicação aos servidores quanto às ações judiciais impetradas pelo sindicato.
Segundo o presidente, existem as ações coletivas, que tramitam no Tribunal de Justiça (TJ) e aguardam decisão, e as individuais, feitas entre o servidor do município e a assessoria jurídica do Sindeprof, representada pelo advogado, Rodrigo Pinheiro.
Durante a Assembleia Geral, Pinheiro comunicou que as ações individuais relativas ao auxílio alimentação foram reconhecidas pelo Judiciário do Estado e já tiveram a decisão favorável ao pagamento do benefício.
Os servidores não perderam o prazo prescricional porque já existia uma ação do Sindeprof tramitando no TJ. Diante disso, os trabalhadores que ainda não ingressaram com a ação, poderão fazê-la sem se preocupar com o período prescricional.
VEJA TAMBÉM:
Sindeprof comunica pagamento dos 40% do retroativo do quinquênio
O presidente do Sindeprof ressaltou que o servidor municipal tem o seu direito, no entanto, que ele precisa entrar com a ação para garantí-lo.
“É bom frisar que, o sindicato faz a negociação com a Prefeitura quando o valor é superior a 30 salários mínimos. Esse é o limite que o município pode pagar sem formalizar precatórios. Quando é até 30, o sindicato não negocia porque o servidor recebe seu direito em uma só parcela”, explicou Felisberto.
A Prefeitura tem um prazo de 60 dias para recorrer da decisão. O período retroativo do auxílio alimentação é de julho de 2010 a março de 2014, tendo como base o valor de R$ 160, além de juros e correções monetárias.
O presidente lembrou, ainda, que os servidores não receberão todos de uma só vez. Explicou que são ações individuais e que cada um receberá conforme a data referente à entrada na Justiça.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!