Especialistas iniciam análise das amostras para certificação de café

Especialistas iniciam análise das amostras para certificação de café

Especialistas iniciam análise das amostras para certificação de café

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde a tarde dessa quarta-feira (17), especialistas na classificação e degustação de café estão em Cacoal para avaliar e qualificar o melhor café de Rondônia. O processo resultará na certificação de reconhecimento mundial oferecido pelo Instituto de Qualidade de Café (CQI), órgão que trabalha para uma maior qualidade cafeeira.

O Sistema Coffee Q, da CQI, identifica cafés de qualidade no intuito de levá-los para o mercado com a certeza de um produto de alto padrão. O café recebe uma pontuação levando-se em conta diversos fatores, que vão desde a produção até o beneficiamento final do produto para consumo.

VEJA TAMBÉM:

Munícipio inova na produção do café com colheita mecanizada

Os Q-Graders, como são chamados esses especialistas, chegaram à Cacoal na tarde dessa quarta-feira e já deram início aos preparativos para as avaliações na manhã dessa quinta-feira (18). Eles receberam as amostras, separaram a quantidade a ser utilizada, fizeram uma triagem com base nas características do produto e promoveram a torra dos grãos. “Eles utilizaram a torra média”, disse Janderson Dalazen, gerente técnico da Emater-RO.

A torra do Café é um dos passos mais importantes na fabricação da bebida, pois ela realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada grão. A torra média (ou medium) utilizada possui a característica de acentuar o corpo da bebida, deixando-a com um sabor um pouco mais rústico e aveludado. As cores do grão para esse processo variam entre as tonalidades de marrom e marrom avermelhado, após um processo que pode demorar de nove a onze minutos. Esta espécie é a ideal para ser utilizada em coador de pano ou filtro de papel.

Após esse processo, os Q-Graders darão início à degustação da bebida para avaliação e qualificação. A degustação está sendo realizada na Caba do Peixe, Gleba 7, lote 80B, no município de Cacoal, onde serão avaliados e pontuados 20 amostras de café selecionadas para o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora do Estado de Rondônia.

O concurso é uma realização governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), além da Embrapa-RO e Câmara Setorial do Café de Rondônia, com o apoio de diversos parceiros do setor cafeeiro. O intuito é promover a melhoria da lavoura cafeeira.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS