Linha 4 de janeiro mostra 92% de eficiência no cumprimento dos horários
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Uma ferramenta que vai garantir maior fiscalização no cumprimento de horários e implantação de uma nova cultura de atendimento pelos colaboradores do sistema”, assim resume a diretora executiva do Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM), Elizabete Barufaldi sobre as vantagens da implantação do GPS nos veículos que prestam o serviço à população de Porto Velho. A fase de testes com a implantação do GPS começou no mês de julho e a empresa já apresenta números que mostram as vantagens do serviço.
Entre as linhas em teste, estão as unidades que fazem a rota “4 de Janeiro – via Esplanada” e “4 de Janeiro – via Gonçalves Dias” que apresentaram uma eficiência no cumprimento dos horários em 92%, dentro dos limites estabelecidos pela Semtran. Essas rotas estão com todas as paradas e vias do percurso mapeadas pela equipe de Tecnologia da Informação do Consórcio SIM. Em tempo real, a central de monitoramento do SIM recebe informações via satélite dos veículos durante o seu deslocamento.
Além de conferir maior fiscalização no cumprimento dos horários, com o GPS é possível identificar com maior velocidade qualquer problema durante o percurso. Ao perceber qualquer anormalidade, como uma parada fora do local determinado ou em tempo superior ao programado, a equipe de tráfego pode agir imediatamente para identificar o problema. “Nesse caso, entra a questão cultural, que estamos trabalhando diariamente com nossos colaboradores. Eles passam a ter um compromisso maior em nos avisar imediatamente sempre que houver qualquer imprevisto durante a sua rotina de trabalho”, explica Elizabete.
Na fase de testes internos as equipes de tráfego do SIM e fiscais da Semtran confrontam os relatórios do sistema do GPS com os relatórios físicos que continuarão sendo feitos pelas equipes de controle, tanto do SIM como da Semtran. A previsão é que até o final de outubro todos os veículos possuam o equipamento de GPS, com as respectivas rotas e paradas mapeadas para um monitoramento em 100% dos ônibus que circulam na capital.
APP para usuários
Dentro desse projeto vultoso de instalação dos equipamentos de GPS e de monitoramento em tempo real, o Consórcio SIM começará, paralelamente, a realizar testes com um público de voluntários do aplicativo para smartphones denominado “Meu Ônibus SIM”.
Com acompanhamento dos resultados pela Semtram, após comprovação da eficiência do sistema, a médio prazo, o Consórcio deve ofertar o aplicativo aos usuários do transporte coletivo.
A proposta do aplicativo é que o passageiro monitore a rota do ônibus que lhe interessa e saiba o exato momento em que o veículo chegará nas suas respectivas paradas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!