O Windows 10 registrará um aumento mensal correspondente a apenas um terço de julho e cerca de um quarto de junho.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Como esperado, o crescimento da participação do Windows 10 caiu após a Microsoft encerrar o upgrade gratuito para o sistema que ficou disponível por um ano.
Segundo a empresa de pesquisas StatCounter, os ganhos do Windows 10 nas duas primeiras semanas de agosto foram de 0,13 e 0,15 pontos percentuais, respectivamente. Esses foram os menores aumentos em qualquer período de duas semanas em 2016, com exceção de duas vezes - em abril e em julho - quando a participação do Windows 10 caiu de uma semana para a outra.
Se o restante de agosto seguir a mesma tendência da primeira metade, o Windows 10 registrará um aumento mensal correspondente a apenas um terço de julho e cerca de um quarto de junho.
VEJA TAMBÉM:
Windows 10 grátis conquistou apenas 21% do mercado
A StatCounter mede a fatia de uso, um indicador de atividade on-line e não representativo do número real de usuários rodando o sistema.
A queda no crescimento era esperada por todos, já que após o fim do upgrade gratuito os usuários terão de desembolsar pelo menos 460 reais para colocar o Windows 10 nas suas máquinas.
Com o fim do upgrade gratuito, o crescimento da plataforma virá de empresas fazendo a transição a partir do Windows 7 e 8, e de consumidores e companhias comprando novos PCs já com Windows 10. Mas nenhuma dessas duas coisas terá impacto em curto prazo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!