Acadêmico da Uniron desenvolve sistema que promete comodidade e sustentabilidade

A partir do manuseio do computador ou celular com acesso a internet, o usuário se conecta à sua casa e pode controlar através de dispositivos, o sistema de água, energia, fazer a ativação de alarmes, portões eletrônicos, entre outros recursos.

Acadêmico da Uniron desenvolve sistema que promete comodidade e sustentabilidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O acadêmico concluinte de Sistemas de Informação da Uniron, Assis Junior, desenvolveu um projeto para controle de ambientes, onde a partir do manuseio do computador ou celular com acesso a internet, o usuário se conecta à sua casa e pode controlar através de dispositivos,  o sistema de água, energia, fazer a ativação de alarmes, portões eletrônicos, entre outros recursos. Um dos objetivos, segundo Assis, é promover a sustentabilidade.

Ideia madura

Maquete que mostra o sistema criado por Assis

Logo no início da graduação, o egresso contou que surgiu o interesse nas disciplinas relacionadas a hardware e software, o que faria a ideia do projeto ser amadurecida ainda no segundo período. O aprimoramento foi feito com ajuda dos professores e, então, a iniciativa logo se tornaria viável.

“Eu estou aperfeiçoando. Têm algumas melhorias que seriam interessantes de aplicar, como os sensores de movimento, e eu quero programar também em relação a segurança como alarme, mas ele hoje faz o controle de qualquer dispositivo, seja ar-condicionado, bomba, caixa d’água, entre outros itens”, explicou.

Futuramente, o projeto poderá ser implementado na Faculdade Uniron, mas por enquanto o objetivo é que a ferramenta seja adequada às necessidades de quem procura praticidade.

“A possibilidade de poder ter o projeto aplicado na Uniron é, sem dúvida, um grande passo. Atualmente temos ele funcionando em uma grande maquete, que simula a realidade em tamanho reduzido com lâmpadas e alguns dos aparelhos que usamos em casa. Com as adaptações, o dispositivo ficará dinâmico e adaptável de acordo com a necessidade do usuário. O prazo de teste é de um mês, mas para deixar totalmente em funcionamento poderá levar cerca de três meses”, explicou Assis.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS