Médico alerta sobre os cuidados com a saúde durante o período de estiagem
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O diretor do Hospital de Base Ary Pinheiro de Porto Velho, médico Nilson Paniágua, alerta a população para os cuidados que se deve ter no verão amazônico, quando a sensação térmica é intensa na região, provocando inúmeros problemas de saúde, principalmente nas pessoas que têm doenças crônicas, crianças e idosos.
Devido à falta de chuva neste período, o clima fica quente, seco e com muita fumaça, por causa das queimadas, o que provoca a incidência de doenças pulmonares, principalmente em crianças; e doenças crônicas em adultos, como asma, bronquite crônica, que passam a ter crises com mais frequência.
Nilson Paniágua, especialista em pediatria, explicou que além do clima quente e seco, a fumaça é outra grande vilã, pois é composta de partículas finas e ultrafinas e gás carbono, dificultando a respiração. “As partículas finas quando inaladas percorrem todo trato respiratório e caem na corrente sanguínea, desencadeando doenças no aparelho respiratório e aparelho cardiovascular”, ressaltou o médico.
Ainda conforme Paniágua, devido à umidade relativa do ar, as pessoas devem tomar bastante líquido para hidratar o corpo, podendo ingerir água, suco e frutas refrescantes, como melancia, melão, entre outras.
VEJA TAMBÉM: Ajuda humanitária chega às famílias afetadas pela estiagem, em Barcelos
No caso de crianças e idosos, o cuidado deve ser redobrado. Ele também alerta para que evitem exposição aos inalantes poluentes durante o dia, no período das 10h às 16h; e também lugares fechados. E procurem dormir em ambiente arejados e úmidos. “Quem não tem o aparelho vaporizador, pode usar uma bacia de água, que o efeito é o mesmo”, sugeriu.
O médico também recomendou para que as pessoas evitem fazer exercícios físicos nesta época do ano em espaços abertos, pois a concentração de poluentes no ar é muito grande, e a inalação deles é prejudicial à saúde. Ele sugere que os exercícios físicos sejam feitos em academias bem arejadas e limpas. Alimentação saudável também é fundamental para evitar doenças relacionadas ao clima. Deve-se ingerir alimentos de fácil digestão, como verduras, legumes, carnes com pouca gordura, principalmente frango e peixe.
O diretor do HB ressaltou que ao perceber os primeiros sinais de doenças, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima do bairro onde a pessoa mora, para que o atendimento seja feito por um profissional e medicado adequadamente.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!