TAC determina regras para realização da Cavalgada em Cacoal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público de Rondônia firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto a nove entidades e órgãos públicos, com o objetivo de regularizar a cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária de Cacoal (Expoac), a ser realizada no dia 6 de agosto.
O acordo foi proposto pelos Promotores de Justiça de Cacoal, Valéria Giumelli; Dandy Leite Borges; Dinalva Souza de Oliveira e Luciana Ondei, sendo composto de 17 cláusulas.
Dentre as normas previstas no documento está a proibição de instalação de churrasqueiras e piscinas nas carrocerias dos veículos que participarão do evento. Também estão vedadas a queima de fogos de artifícios; ingestão de bebidas alcoólicas por condutores de veículos, inclusive os de tração animal, bem como o transporte ou distribuição de bebida alcoólica aos participantes, além da circulação de bovinos.
VEJA TAMBÉM:
Arca anuncia as 8 finalistas do concurso Rainha da Expoac 2016
Os veículos autorizados a participar da cavalgada deverão ser vistoriados, previamente, pelo Corpo de Bombeiros e somente poderão trafegar com “Certificado de Aprovação de Vistoria Técnica”, afixado em local visível do veículo, fazendo constar a quantidade de pessoas que permanecerão nos carros.
O Termo de Ajuste prevê que, no caso de maus tratos aos animais, caberá a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, ao Centro de Controle de Zoonoses e ao Idaron a devida fiscalização, sendo adotadas as medidas legais cabíveis. Fica proibido o uso de esporas com rosetas pontiagudas, chicote ou qualquer outro instrumento que possa ferir o animal para incitar cavalgadura, sendo atribuição da Secretaria de Meio Ambiente, ao ser acionada pela PM, providenciar os meios para apreensão dos animais.
Conforme estabelecido no TAC, a Associação Rural de Cacoal deverá, no prazo legal, requerer do Juizado da Infância e da juventude alvará autorizador da participação de crianças e adolescentes no evento. Também será de responsabilidade da associação a disponibilização de banheiros químicos em pontos estratégicos do percurso da cavalgada.
Assinaram o Termo a Associação Rural de Cacoal; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Civil; Secretaria Municipal de Transporte de Trânsito; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar de Cacoal.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!