O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do Senai, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A seletiva terá a participação de 407 estudantes do Senai. Serão 43 provas em 32 cidades, entre julho e agosto. Os melhores classificados farão os treinamentos para a 43ª WorldSkills, que ocorrerá em 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos
Começou a primeira bateria de provas de seleção dos estudantes que representarão o Brasil na 43ª WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões técnicas, marcada para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Em Porto Velho, a abertura oficial aconteceu na manhã desta segunda-feira, 4 de julho, na unidade Senai CEET Sebastião Camargo, com a presença do presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, do diretor regional do Senai/RO, Valério Duarte, do representante do Senai Departamento Nacional, Décio Campos, alunos competidores locais e de São Paulo; Minas Gerais, Paraná e Amapá, dentre outros convidados.
O diretor regional Valério Duarte falou do orgulho do Senai Rondônia, por receber uma das etapas da seletiva nacional para a 43ª WorldSkills, considerada a maior competição de ensino profissional do mundo. “Hoje contamos com a participação de estudantes competidores de outros estados, que nos próximos dias serão avaliados na ocupação Carpintaria de Telhado”, disse.
Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo Senai, campeão de 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países. Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional promovido a cada dois anos pelo Senai. O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do Senai, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.
Os alunos são avaliados por meio de suas competências; habilidades e atitudes adquiridas em toda a sua formação técnica. A Olimpíada do Conhecimento é o mais importante evento de formação e valorização profissional e ensino técnico do Senai. São classificados para participar os estados mais bem avaliados em cada categoria. Das sete categorias, o Senai Rondônia vai competir em três.
Na área de Panificação, o aluno Janderson Pinho Nascimento, da unidade Senai Marechal Rondon, competirá de 11 a 15 de julho de 2016, em Belo Horizonte (MG). E terá como avaliador, o instrutor Cleiton Guimarães Passos. Da unidade Senai Bonifácio Almodóvar, de Vilhena, o competidor na área de Instalações Elétricas Prediais, o aluno Rafael Gonçalves da Silva terá como avaliador, o instrutor Luiz Roberto Bernardes Lima. Rafael vai competir de 8 a 12 de agosto deste ano, em Campo Grande (MS). Competidor da área de Soluções Software para Negócios, o aluno Luan Gabriel Marques dos Santos, também, da unidade de Vilhena, terá como avaliador, Cleber Vieira Ramos e vai competir de 1º a 5 de agosto, em Rio Branco/AC.
O instrutor de Panificação, Cleiton Guimarães, da unidade Senai Marechal Rondon, representou o estado trazendo com ele a medalha de bronze na Olimpíada do Conhecimento 2012. Ele comentou que participar da Olimpíada foi uma experiência inesquecível e que para vencer, os competidores precisam dar o melhor de si.
VEJA TAMBÉM: Senai RO atende critérios de padrão exigido pelo Departamento Nacional
“Quando lembro que fiquei em terceiro lugar, pergunto o que faltou para conseguir o melhor resultado, e esta lição levarei para o resto da vida”, confessou. Já o aluno competidor Janderson Pinho afirmou que a Olimpíada é um divisor de águas e garantiu representar Rondônia da melhor maneira possível e dará seu melhor para trazer resultado significativo.
“Não podemos deixar de registrar que integridade, transparência, justiça, parceria e inovação são os valores fundamentais da Olimpíada”, assinalou pinho. Citou o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé em seu discurso de abertura oficial das Seletivas. “Uma vez ouvi de um amigo, que não se deseja sorte para quem está preparado. Devemos desejar sucesso”, argumentou Thomé ao referindo-se aos alunos competidores.
“Que o melhor vença para sermos muito bem representados e que no mínimo possamos conquistar as mesmas vitórias do ano passado. O objetivo é crescermos ainda mais e possamos mostrar as potencialidades e a força do nosso povo, que são vocês. Vamos mudar este país com os valores praticados pelas Olimpíadas do Conhecimento e precisamos levar isto para o nosso dia a dia, para a nossa atividade profissional, seja na indústria, ou na política, é fundamental resgatar esses valores para que possamos conquistar definitivamente e construir um país que represente o primeiro lugar conquistado ano passado no WorldSkills”, afirmou Thomé.
O evento contou ainda com a presença da superintendente do Sesi/RO, Elisabeth Urban; da conselheira Sesi e Senai, Tereza Janete; do superintendente Coorporativo da Fiero, Paulo César Figueiredo; do deputado estadual Léo Moraes, representante da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO); da presidente ONG Us Brazil Connect, Mary Gershwin; do diretor técnico do Samuel Silva e o diretor administrativo financeiro Carlos Berti, ambos do Sebrae/RO; dos diretores das unidades Senai de Porto Velho; colaboradores, alunos e ainda a participação da banda de música da Polícia Militar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!