Bombeiros evitam que fogo descontrolado em pasto destruísse residências
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Por volta das 16 horas de quarta-feira (29/06), uma enorme queimada totalmente descontrolada em um pasto, localizado no Setor de Chácaras no Jardim Jorge Teixeira, entre a BR-364 e as Vias Tico-Tico e João de Barro.O fogo se aproximou de pelo menos cinco residências, na Via Tico-Tico, deixando as famílias apreensivas e obrigadas a acionar o Corpo de Bombeiros que de imediato se deslocou ao bairro com dois caminhões Auto Bomba Tanque (ABT) e iniciou o combate às chamas.
O vento que espalhava o fogo em meio à vegetação e ameaçava as residências, de repente mudou de direção levando o fogo em direção a Via João de Barro, ameaçando dessa vez a residência de um chacareiro e alguns animais que estavam no pasto. Os Bombeiros lutavam contra as chamas a cerca de duas horas com uma equipe próxima da Via Tico-Tico em meio ao pasto e uma equipe na chácara situada na Via João de Barro, próxima a cerca.
O Cabo Wudarski que coordenava os trabalhos de combate ao fogo determinou que o Cabo Capistrano e o Bombeiro A. Miranda usassem a técnica chamada Fogo Contra Fogo, ou seja, usar o vento a favor de um incêndio controlado para o fogo se encontrar com o fogo descontrolado e apagar tudo, usando a Via João de Barro como uma espécie de aceiro.
Veja também: Corpo de Bombeiros combatem incêndio criminoso em residência
A preocupação era não deixar as brasas iniciarem um novo incêndio no pasto do outro lado da via, pois as Instalações do Auto Posto São Vicente às margens da BR-364, corria o risco de ser atingido. No final da tarde a técnica de Fogo Contra Fogo foi bem sucedida e as chamas foram totalmente extinguidas. Um caminhão pipa da Prefeitura deu apoio aos Bombeiros fornecendo água aos caminhões ABT do Corpo de Bombeiros. Os Bombeiros pediram à população que não façam queimadas de qualquer jeito, pois o fogo descontrolado pode queimar muito mais que o pasto.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!