Colégio de Ouvidores destaca desafios na sociedade da informação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na palestra de abertura da IX Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, nesta quinta-feira (16), no auditório do TRE-MG, em Belo Horizonte, o destaque foram os desafios enfrentados pelas ouvidorias diante do mundo conectado por meio da internet, especialmente das redes sociais. “Na sociedade da informação temos cidadãos cada vez mais participativos, há a exigência de serviços de qualidade, sem considerar responsabilidades. A cobrança é enorme, porque todos estão conectados e não há desculpa para não escutar a voz do povo”, disse o Conselheiro Ouvidor do CNJ, Luiz Cláudio Allemand, na palestra de abertura, com o tema A Ouvidoria na Administração Pública: Acessibilidade e Celeridade.
O presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias, também destacou a importância das ouvidorias não só para ouvir o cidadão, “mas, nesse mundo novo, com as redes sociais, buscar também, em parceria com a comunicação, formar os cidadãos”. Ele ressaltou que as instituições públicas têm nas ouvidorias o caminho ideal para o diálogo.
Ao discursar, o juiz Juacy dos Santos Loura Júnior, do TRE-RO, presidente do Colégio de Ouvidores, ressaltou a importância da recém-criada Ouvidoria do TSE para que as demais Ouvidorias Eleitorais possam “servir o cidadão com excelência sabendo que a Corte maior estará apoiando”. O ouvidor do TRE-MG e vice-presidente do Colégio de Ouvidores, juiz Maurício Ferreira (foto), falou sobre a árdua tarefa dos ouvidores de atender as demandas da sociedade moderna, mas disse que há um retorno positivo para as instituições e para os próprios ouvidores: “Servir o público é sempre uma atividade gratificante”, disse.
O evento termina nesta sexta-feira (17). As conclusões dos debates serão registradas em um documento denominado “Carta de Belo Horizonte”. O evento ocorre no Edifício Anexo do TRE, na avenida Prudente de Morais, 320, bairro Cidade Jardim.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!