Geografia da Universidade Federal participa de aula de campo

Durante a visita, conheceram o processo de produção de mudas desde a germinação até o processo de doação aos agricultores beneficiários do projeto.

Geografia da Universidade Federal participa de aula de campo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal de Rondônia participaram no dia 13 de junho, de visita ao Projeto “Semeando Sustentabilidade”, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental, no qual conheceram diversas ações que o projeto tem realizado em prol do desenvolvimento da agricultura familiar e conservação da Amazônia, nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo.

A atividade teve início na Floresta Nacional (FLONA) do Jamari, unidade de conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, onde os alunos percorreram a trilha da “Pedra Grande” e discutiram temas como formação e aptidão de solo para agricultura, disponibilização de nutrientes no solo, desenvolvimento regional de cadeias produtivas florestais e a maneira como esses assuntos impactam diretamente aspectos ligados às mudanças climáticas e conservação de biodiversidade.

Em seguida os alunos visitaram o Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, espaço gerido pelo CES Rioterra, instituição executora do projeto, em parceria com a prefeitura do município. Durante a visita, conheceram o processo de produção de mudas desde a germinação até o processo de doação aos agricultores beneficiários do projeto.

Ao final, seguiram para uma propriedade rural beneficiada há cinco anos pelo projeto com a implantação de um sistema agroflorestal voltado à recuperação de áreas. Foram discutidos os processos de recuperação de áreas degradadas e sua importância para propiciar o retorno de funções ecológicas como reestruturação de solo, absorção de carbono, ciclagem de água, contenção de erosões e conservação de biodiversidade.

“É importante que estes acadêmicos entendam essa relação entre solo, floresta e objetivos de ocupação, pois é fundamental para o planejamento das diversas atividades voltadas para o uso da terra, a exemplo das atividades econômicas ligadas à agricultura familiar. Com esse tipo de debate ele podem refletir sobre o espaço amazônico com maior profundidade e futuramente, ampliar a atuação técnica e política regional para que tenhamos justiça social aliada a conservação”, disse Alexandre Queiroz, educador do CES Rioterra.

VEJA TAMBÉM: MEC diz que ainda faltam R$ 75 milhões para fazer Enem em 2016

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS