Serão percorridos cerca de 60 mil quilômetros, com a realização de 13 eventos para discutir tendências de mercado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Produtores e pecuaristas da Região Central de Rondônia participam nesta segunda-feira ás 19h de mais um Rally da Pecuária, em parceria com a Associação Rural de Rondônia (ARR) no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. Dividido em sete equipes, o Rally percorrerá 11 estados que representam 90% da produção de carne bovina Nacional. Além das visitas técnicas e entrevistas, o evento trará aos pecuaristas, soluções tecnológicas e de gestão em 13 eventos realizados ao longo do percurso.
“É um levantamento completo, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. É conduzido por equipes técnicas que colhem informações para integrar uma completa e extensa base de dados, ampliando o conhecimento sobre o assunto no País.Temos que saber o que investir em um ano, para poder vender no outro”, ressaltou Sérgio Ferreira, diretor da ARR
O Rally da Pecuária é a maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras. A expedição foi realizada pela primeira vez em 2004 com o objetivo de visitar as regiões pecuárias, os produtores e os projetos desenvolvidos em campo.
“Desde 2011, o Rally da Pecuária avalia a pecuária brasileira em aspectos como qualidade de pastagens e das fazendas, evolução do rebanho, técnicas de manejo utilizadas e índices zootécnicos, calibrando os índices para melhorar a base estatística brasileira, e com isso fortalecendo, cada vez mais o Agronegócio Brasileiro”, comentou Eduardo Ferreira, presidente da ARR.
As equipes visitam pecuaristas em estados produtores como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins, mapeando e fotografando as pastagens, levando em consideração informações como a homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos produtores.
Em encontros com pecuaristas, técnicos do Rally conduzem entrevistas qualitativas e quantitativas com o objetivo de levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.
VEJA TAMBÉM: Filha de perigoso apenado é flagrada tentando levar revólver ao pai
Os eventos do Rally da Pecuária são direcionados aos produtores rurais e demais profissionais ligados a pecuária. Os objetivos são discutir temas relevantes às estratégias que são implementadas nas fazendas e a coletar informações do dia-a-dia da pecuária brasileira. Em um cenário de queda nas margens de lucro e aumento médio de 20% nos custos de produção, o Rally da Pecuária 2016 vai a campo a partir desta 2ª feira, para mapear e ampliar as informações sobre a pecuária de corte no Brasil.
“Neste ano temos duas situações distintas: no longo prazo, a redução da rentabilidade levará à adaptação do produtor que, em busca de aumento na renda, irá melhorar o pacote tecnológico. No curto prazo, provocará o efeito inverso, em que o produtor vai retrair o uso de tecnologia na busca intuitiva por economia”, explica Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!