Acessibilidade mais uma vez em destaque na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A femeron inova e dar mais independência aos deficientes visuais. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia - FHEMERON, preocupada com a inclusão social, implanta uma nova ferramenta para atender melhor o candidato a doação de sangue com deficiência visual, contando agora com o questionário da triagem clínica escrito em braile.
Essa iniciativa apesar de extremamente importante está consolidada em poucos Hemocentros da Hemorrede Nacional. O Hemocentro de Porto Velho, dispõem desse instrumento, possibilitando que o setor de Captação, invista em estratégias voltadas a essa parcela da população. A Fhemeron deu início a este projeto no Hemocentro Coordenador, estendendo gradativamente a toda Hemorrede Estadual.
Veja tambem: Fhemeron tem defasagem de 40% em doação de sangue
Nesse projeto tivemos os seguintes colaboradores senhor Robson André Santos de Souza (que transcreveu o questionário para o Braile), da servidora da SEDUC- Setor de Educação Especial, senhora Zaine Diniz e do servidor público do tribunal de contas Jailton Delogo de Jesus ( revisão do questionário). o doutor que é deficiente visual fala da importância dessa iniciativa.
Quero em primeiro lugar parabenizar o doutor Orlando Ramires, Este médico que deixou de clinicar para dar o exemplo na administração pública. Entendo que esse exemplo deve ser seguido porque a acessibilidade não consiste somente em facilitar a locomoção, mais também em oportunizar a informação a todos. Que bon que a sociedade já compreendeu que a pessoa com deficiência se tiver oportunidade pode se tornar muito mais eficiente que muitos que aparantimente não tem deficiência nenhuma . Afirmou o auditor.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!