Ação no Espaço Alternativo em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Departamento de Alta e Média complexidade (Demac) e Divisão de Saúde Mental, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizará neste domingo (15), a Ação Integrada do Dia da Luta Antimanicomial, com o slogan “trancar não é tratar”, a partir das16h no Espaço Alternativo. O evento contará com a participação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da rede municipal e estadual.
De acordo com o coordenador Ademir Pereira, as atividades consistem em conscientizar os cidadãos dos direitos garantidos às pessoas com transtorno mental. “Há muito tempo o manicômio vinha sendo considerado o principal local de tratamento e internação das pessoas consideradas pela sociedade como loucas. Nesse sentido, o manicômio é o local inadequado para esse cuidado, na medida em que exclui, segrega e muitas vezes tortura esses pacientes, aumentando o sofrimento e mantendo o indivíduo em um estado de sofrimento ainda maior”, esclarece Ademir.
Segundo com o Demac, ocorrerá distribuição de panfletos informativos; palestras; tendas de Saúde formada por profissionais do CAPS para divulgação e informações sobre o serviço de saúde mental; verificação de pressão arterial; glicemia; atividades aeróbicas; inclusão dos usuários dos CAPS; participação dos acadêmicos de enfermagem da faculdade São lucas com o projeto Cuca Legal voltado aos pacientes psiquiátricos.
Conforme a Divisão de Saúde Mental foi promulgada em abril de 2001 a lei federal 10.2016 que regulamenta os direitos das pessoas com transtorno mental. Esta lei garante um tratamento digno aos pacientes, possibilitando-os de ficarem mais próximas de seus familiares e comunidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!