Semusb e Fecro projetam instalação de PEVs para reciclagem de peças de bicicleta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Básicos, Semusb, em parceria com a Federação de Ciclismo de Rondônia, Fecro, projetam a instalação de Pontos de Entrega Voluntária de Material Reciclável (PEVs) exclusivos para o recolhimento de peças de ciclismo.
Os PEVs representam uma parte importante do sistema de gestão de resíduos cujo objetivo é o descarte adequado de materiais que podem ser reaproveitados. A ideia é que oficinas e lojas de equipamentos de bicicleta recepcionem os resíduos e os destinem à reciclagem. Os voluntários podem, assim, descartar peças que encerraram seu ciclo de vida útil nos pontos de coleta. Catadores associados à Asprovel, Associação de Catadores de Porto Velho, ficarão responsáveis por recolher, selecionar e encaminhar os materiais aos locais que restauram essas peças.
O primeiro PEV desta categoria será implantado na Rondobikes, loja de ciclismo localizada na Av José Vieira Caúla, 4902. O projeto pretende que, a partir dessa iniciativa, outras lojas e oficinas do segmento também adotem a coleta seletiva desses materiais e implantem PEVs em seus estabelecimentos.
No Dia Mundial da Reciclagem, terça-feira, 17 de maio, às 19 horas, ocorrerá na Rondobikes, ação alusiva ao dia, na qual será apresentado o mecanismo de implantação do PEV.O evento é uma ação conjunta da Semusb, que já vem implantando medidas de reaproveitamento de materiais em outros segmentos, e da Fecro, que visa o fortalecimento do ciclismo, promovendo ações não apenas no âmbito esportivo, mas também por meio de intervenções de impacto social.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!