Fecomércio-RO compõe a Câmara Setorial do Peixe
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) possui assento em outro colegiado de importância econômica para o Estado, a Câmara Setorial do Peixe, que funciona como um órgão consultivo do Governo.
A Câmara Setorial do Peixe é um fórum composto por entidades representativas dos elos da cadeia produtiva, que tem por finalidade propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento das atividades da cadeia do pescado, hoje com produção estimada em 80 mil toneladas/ano em Rondônia.
Segundo o consultor de Comércio Exterior da Fecomércio-RO, e representante da federação na Câmara Setorial do Peixe, Osvino Juraszek, Rondônia exporta tambaqui, pirarucu e pintado para mais de 17 estados. Um dos desafios é resolver o problema da comercialização do peixe.
Osvino vê com expectativas positivas o trabalho da Câmara Setorial do Peixe, mas ressalta que há grandes desafios pela frente para serem superados. Atualmente, apesar da grande produção, o Estado ainda carece de frigoríficos para o processamento da carne, e a GTA – Guia de Transporte Animal – que já é exigida por alguns estados.
“Atualmente possuímos um frigorífico com capacidade de produção de longa escala. Nas três reuniões que tivemos na Câmara, essa foi uma das principais demandas levantadas. Se não temos como processar o peixe como exportá-lo com valor agregado? A solução seria investir mais na construção de novos frigoríficos”, comentou.
Osvino lembra que o tambaqui é o carro-chefe dessa produção, mas ainda precisa de maior divulgação. Ele acredita que na edição deste ano da Rondônia Rural Show será uma ótima vitrine para a degustação do nosso pescado para os visitantes de outros estados e países.
Ao finalizar, o consultor da Fecomércio-RO lembrou que a Seagri já criou outras câmaras setoriais de sucesso, a exemplo do Café, a do leite e a do Cacau todas já consolidadas. A Câmara Setorial do Peixe só vem para melhorar o diálogo organizado entre o setor privado e o setor público.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!