Encontro de Direito Médico debate judicialização da medicina

Encontro de Direito Médico debate judicialização da medicina

Encontro de Direito Médico debate judicialização da medicina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A contribuição primordial do VI Encontro de Direito Médico de Rondônia é a abertura de temas para discussão

“Quando abrimos um determinado tema para debater, enriquece a troca de ideias e, como o evento também recebe acadêmicos de medicina e de direito, fica ainda mais interessante. Quanto mais debatermos estas questões, mais amadurecido este assunto estará. E, respeitando as opiniões contrárias e divergentes, o debate é a maior contribuição que o seminário desta amplitude pode deixar para o público alvo”.

A declaração é da promotora de Justiça Rosângela Marsaro, da Promotoria de Defesa da Saúde de Porto Velho, ao falar da mesa de discussão da qual participará durante o VI Encontro de Direito Médico de Rondônia, que acontece na próxima sexta-feira, dia 6 de maio, a partir das 14h, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, evento promovido pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados. A promotora também destaca que o encontro vai enriquecer conhecimentos, aprimorar ideias e aferir novas estratégias de trabalho conjunto, cada órgão exercendo a sua atribuição.

O foco da sua participação no seminário será o papel do Ministério Público no cenário da saúde, a partir do debate sobre questões pertinentes, como a efetivação e fiscalização de politicas públicas, atendimento à sociedade, o que pode ser feito em prol da coletividade e outras questões, entre as quais, a judicialização da medicina.

“Reitero que o debate é fundamental. Claro que cada profissional na área de atuação terá suas ideias e opiniões, mas ao colocar um grupo debatendo, o resultado sempre será positivo, já que isso aproxima pessoas e órgãos envolvidos com o setor saúde. Conseguimos levar conhecimento para o público geral sobre a importância e papel de cada entidade, considerando que nem todos conhecem as respectivas atribuições, contribuindo para a solução dos problemas de saúde pública”, disse Rosângela. 

O Ministério Público trabalha com uma equipe técnica composta por promotores em todas as Comarcas de Rondônia, para atender de forma completa o cidadão que vem até a Promotoria, informou a promotora. “Fazemos uma análise prévia, ouvimos as pessoas, verificamos a documentação para descobrir qual o problema. Buscamos esgotar a instância administrativa acionando todos os setores ou as secretarias de Saúde, municipal ou estadual. Mediante reuniões e audiências extrajudiciais, 90% dos scasos que chegam à Promotoria resolvemos na esfera administrativa. Quando isso não acontece, a demanda judicial fortalece os serviços de saúde. A tendência indica a diminuição das demandas judiciais”, explicou.

Sobre a judicialização da medicina, a promotora Rosângela Marsaro acentua: judicializar é levar ao Poder Judiciário uma questão em conflito: “O cidadão traz para o Judiciário o que não consegue resolver consensualmente. O ideal é que se esgotem todas as vias administrativas, de discussão, de entendimento, para então chegar ao Judiciário”, argumentou.

Rosângela se disse satisfeita com a iniciativa do advogado Cândido Ocampo, que realiza este encontro há vários anos, sempre focado na área acadêmica e nos profissionais que já atuam na área médica. “O que pudermos unir esforços para contribuir no aprimoramento dos conhecimentos, estamos à disposição. Aproveito para parabenizar o escritório Cândido & Henrique Advogados Associados à frente de mais uma edição do Encontro de Direito Médico de Rondônia!”, finalizou.

Organizado pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, o VI Encontro de Direito Médico de Rondônia conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia, do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero); e o patrocínio do Centro Materno-Infantil Regina Pacis; Unimed/Rondônia; Faculdade São Lucas e Hospital do Coração de Rondônia – Prontocords.

Inscrição (gratuita) e informações, AQUI  ou pelo Facebook.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS