Defensoria denuncia condições desumanas de transporte de presos

Defensoria denuncia condições desumanas de transporte de presos

Defensoria denuncia condições desumanas de transporte de presos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Justiça de Rondônia (Sejus) tem até o próximo dia 14 de junho para promover adequações nos veículos utilizados no transporte de presos do sistema penitenciário estadual. A determinação está em recomendação assinada pelo defensor público e vice-presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), Diego de Azevedo Simão, em conjunto com os defensores Ana Flávia Jordão Ramos e Vitor Carvalho Miranda. Segundo o documento, a Sejus tem transportado os presidiários em carrocerias de caminhonetes, violando o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

“A Defensoria busca que o estado regularize o transporte da pessoa presa, a fim de que os direitos da pessoa presa, do ser humano, sejam resguardados”, explica Diego. A recomendação, encaminhada à secretaria no último dia 15 de abril, destaca também a violação a legislação específica e a regras das Nações Unidas sobre a prevenção do crime de tratamento de infratores.
 
Ainda de acordo com os defensores, o transporte em carroceria de veículos oficiais se dá de forma vexatória, infringindo ainda a resolução nº 2/2012, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. “Constatamos que o transporte de pessoa presa é feito de forma a violar as garantias fundamentais da Constituição. Sobretudo, aquela que veda a submissão à tortura, tratamento humano degradante ao preso e também aquela que assegura a todas as pessoas, inclusive aos presos, a integridade física e moral”, alertou o vice-presidente da Amdepro.
 
Diego também frisou a lei nº 8.653/1993, que proíbe o transporte de preso em compartimento reduzido. “Sem contar com o próprio Código de Nacional Trânsito, que prevê no artigo 203, inciso segundo, que o veículo de carga não pode ser usado para transportar passageiro”, completou.Caso a Sejus não atenda a recomendação no prazo estabelecido, sem justificativa, a Defensoria adotará as providências legais, inclusive medidas judiciais cabíveis, para a responsabilização em todas as esferas e instâncias, visando resguardar os os direitos dos presos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS