Senai RO atende critérios de padrão exigido pelo Departamento Nacional
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Departamento Nacional do Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgou, no começo de abril, os números da Avaliação de cursos técnicos oferecidos pelo Senai em todo o Brasil. No total foram avaliados 40 cursos técnicos, incluindo os cursos Técnico em Administração; Técnico em Automação; Técnico em Edificações; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Logística; Técnico em Mecânica; Técnico em Vestuário; Técnico em TI – Redes de Computadores; Técnico em TI - Manutenção e Suporte; Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em TI – Informática das unidades de Rondônia, que ficou em 16º lugar no ranking nacional acima do Amazonas, Goiás, Mato Grosso, dentre outros estados.
Especialistas de todo o país se reuniram no Departamento Nacional, em Brasília, para a elaboração de itens do Sistema de Avaliação da Educação Profissional – SAEP e definição de uma matriz de referência, de acordo com as normativas dos cursos. O resultado da avaliação feita em 2015, apresenta os cursos Técnicos do Senai Rondônia acima da média do nível adequado (51,7%) e avançado (7,4%). A avaliação é feita duas vezes por ano a partir do quantitativo de alunos concluintes dos cursos técnicos, para saber seu nível de conhecimento. A avaliação acontece desde 2011 e pela primeira vez, o Senai fez uma avaliação abrangendo 40 cursos técnicos oferecidos pela instituição em todo o país.
As provas aplicadas em 2015, foram respondidas por 44.876 alunos de 361 escolas do Senai em todos os estados e no Distrito Federal. Do total de participantes, 71,5% obtiveram resultados nos níveis adequado e avançado. A Avaliação de Desempenho de Estudantes também ouviu, por meio de questionários, 10.777 docentes e 241 diretores. O objetivo da avaliação, além de estabelecer uma série histórica, é verificar a proficiência dos estudantes, o desempenho dos cursos, das escolas, possibilitando, assim, o aprimoramento da educação profissional oferecida pelo Sistema Indústria. A metodologia possibilita comparar o desempenho de cada curso com resultados de questionários que avaliam a infraestrutura das unidades de ensino, a proposta pedagógica e a atuação dos docentes.
Para o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, os resultados refletem o avanço da qualidade de ensino profissional do Senai em Rondônia. “É fundamental ampliarmos o acesso dos jovens ao ensino técnico no Brasil, a exemplo de outros países desenvolvidos. Só assim será possível corrigir a matriz educacional brasileira, proporcionar aos jovens mais oportunidades de emprego e, ao mesmo tempo, fazer com que a indústria ganhe em produtividade”, finalizou.
Segundo a diretora de Operações, Adir Oliveira, Rondônia se destacou ao apresentar 494 alunos para avaliação, enquanto estados como Roraima, Amapá e outros, apresentaram alunos pesquisados abaixo de cinquenta. O Senai Rondônia está em primeiro lugar na avaliação de todos os diretores de unidades; em terceiro lugar em número de professores (89%), e alcançou a oitava colocação no quantitativo de alunos treinados. Estes números traduzem o crescimento obtido pelo Senai Rondônia nos níveis de qualidade da educação profissional.
“Nestes estágios melhoramos muito na educação e não temos nenhum aluno abaixo do básico. Estamos dentro do adequado e avançado. Em 2013 não tínhamos nenhum aluno no avançado, hoje contamos com 10% nesta categoria. No adequado também tínhamos poucos alunos, média de 13 a 23% e hoje temos mais de 50% dentro do adequado. Conseguimos reverter estas avaliações, que não são feitas localmente, é feita pelo Departamento Nacional. Outro dado interessante é que 72% alunos de cursos técnicos estão empregados. 100% dos jovens aprendizes têm contrato de aprendizagem com empresas. E 33% de alunos da qualificação também estão empregados” afirmou Adir.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!