Exército vai comprar alimentos dos produtores de Rondônia, afirma comandante

Exército vai comprar alimentos dos produtores de Rondônia, afirma comandante

Exército vai comprar alimentos dos produtores de Rondônia, afirma comandante

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O general-de-divisão Guilherme Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante militar da Amazônia, disse, nesta sexta-feira (4),em Porto Velho, que  a restauração BR-319 é uma questão de soberania e defesa nacional. Recepcionado na Base Aérea pelo vice-governador Daniel Pereira e pelo senador Acir Gurgacz, entre outras autoridades, ele anunciou que pelo menos 30% das compras para alimentação nos quartéis da região será comprada de produtores rondonienses.

A restauração da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, predominou na conversa entre o general Theóphilo e o vice-governador de Rondônia, na Base Aérea. Daniel Pereira defendeu, ainda, a compra de produtos regionais para a alimentação dos militares aquartelados, contrapondo às importações que são comuns. Ele pediu intervenção do Exército para que seja consolidada uma via (um prolongamento da BR-429) para o comércio com a Bolívia que utiliza trecho pertencente ao Exército no município de Costa Marques.

O comandante militar da Amazônia avaliou que as demandas apresentadas são, na verdade, questões estratégicas e que, atendidas, contribuirão para reduzir o déficit de soberania existente na região. A respeito da BR-319, o general Theóphilo revelou que será instalado um destacamento especializado em assuntos ambientais, que terá, inclusive, um helicóptero à disposição.O destacamento ficará na região conhecida como “Meião”, entre os quilômetros 250 e 655. A presença militar nesta área, servirá para inibir invasões e desmatamentos. O comandante militar da Amazônia também se manifestou favorável a fazer gestões para que o Exército contribua para facilitar o transito de produtos da região para a Bolívia. Esta iniciativa, ele admitiu, além de favorecer o comércio entre os dois países, possibilitará que as cargas alcancem também o Caribe.

PEIXE

Mas foi na compra de peixe e hortifrutigranjeiros de Rondônia pelo Exército que os entendimentos avançaram mais. O assunto, que já foi tratado há uma semana entre o vice-governador e o general, ficou resolvido: já existe legislação que autoriza a compra de, pelo menos 30%, dos produtos da região para a alimentação nos quartéis. “Agora, depende dos produtores”, assegurou o oficial.Em 2015, Rondônia produziu 80 mil toneladas de pescado em cativeiro e tornou-se o maior do país nesta modalidade. Com a perspectiva de crescimento, a busca por novos mercados é uma tendência natural. Atualmente, o Amazonas é o maior consumidor do pescado rondoniense.

O anúncio feito pelo general Theóphilo agradou a Dirceu Rodrigues Júnior, diretor da empresa Zaltana Pescados, que tem sede em Ariquemes. Ele disse que a indústria já processa 300 toneladas de peixe, em média, por mês, com cortes diversos e que está pronta para novas demandas.Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), também comemorou resultado dos temas tratados com o Comando Militar da Amazônia. Ele considerou positivo o interesse do Exército em participar das ações para que a BR 319 seja restaurada, uma vez que o estado poderá abastecer o Amazonas com a produção local.

Para Daniel Pereira, as notícias trazidas pelo general Theóphilo são positivas e atendem interesses que Rondônia tem, além de contemplar o desenvolvimento da Amazônia.No encontro com o comandante militar da Amazônia, o senador Acir Gurgacz pediu a instalação de um batalhão do Exército no município de Ji-Paraná, onde, conforme garantiu, já existe área para este fim. O general afirmou que depende da liberação dos recursos oriundos de emenda parlamentar apresentada pelo senador para iniciar a terraplanagem no local onde o quartel será construído.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS