Faltam 44 centímetros para nível do Madeira atingir a cota de alerta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ainda no mês de janeiro, quando apresentou o plano de contingenciamento para enchentes, a defesa Civil Municipal já trabalhava com um cenário desfavorável em relação ao nível que o rio Madeira, em Porto Velho, poderia atingir.
As previsões parecem que vão mesmo se confirmar e a cada dia fica mais provável o transbordamento do rio Madeira, que vem subindo devido as fortes chuvas nas cabeceiras, ainda em território boliviano.
Nesta terça-feira (23), o manancial atingiu 12,56 metros, ficando a 44 centímetros da conta de alerta, que é de 13 metros, cota suficiente para que a Defesa Civil inicie a execução do plano de contingenciamento.
Embora os registros de 2016 mostrem que esse ano o rio ainda não ultrapassou a cota de alerta, os boletins emitidos pelos órgãos meteorológicos apontam mais chuvas para as próximas semanas, quadro favorável para que o rio até ultrapasse a cota de transbordamento.
Por enquanto, segundo explicou o secretário Vicente Bessa, o trabalho de monitoramento será mantido, porém, garantiu ele, em caso de transbordamento, todas as ações de auxilio a famílias serão adotadas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!