Laboratório Estadual de Patologia e Análises será inaugurado nesta sexta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com equipamentos de última geração e capacidade para realizar dois mil exames por hora, será inaugurado em Porto Velho na nesta sexta-feira (19), a partir das 14h, o Laboratório Estadual de Patologia e Análises (Lepac). O evento vai contar com a presença do vice-presidente da república, Michel Temer.
Segundo o coordenador estadual de Patologia, biomédico Gleense Cartonilho, serão realizados no Lepac 147 tipos de exames, dos quais 69 até agora são realizados fora do estado, levando em média de 7 a 15 dias para chegar os resultados, tempo que cairá para 4 horas.
Gleense Cartonilho disse que o projeto para criação do Laboratório Estadual teve início em 2013, quando o Governo de Rondônia investiu cerca de R$ 1,3 milhão (recursos próprios) na construção do prédio. Para equipar o laboratório, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu processo de licitação nacional para contratar, em forma de aluguel, os equipamentos com fornecimento de insumos no valor R$ 5,5 milhões por ano.
“Através do processo licitatório, o governo conseguiu que os exames em média ficassem 25% mais baratos em comparação à tabela do Sistema Único de Saúde (Sus)”, destacou o biomédico, Gleense Cartonilho.
O laboratório conta com um sistema todo automatizado, que começa desde a coleta, que sai da unidade onde o paciente foi atendido com código de barra, sendo rastreado até o laboratório. “O resultado do exame não será impresso em papel. Ficará disponível no sistema da unidade hospitalar que solicitou o exame, à disposição do prontuário do paciente”, destacou o biomédico, dando ênfase à segurança, agilidade do resultado e à economia.
Os equipamentos já foram montados e uma equipe formada por 45 profissionais, sendo 20 de nível superior, entre biomédicos e bioquímicos; e 25 de de nível técnico, está sendo treinada. O Laboratório Estadual de Patologia e Análises fica em um anexo ao lado da Policlínica Oswaldo Cruz, na avenida Jorge Teixeira.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!