Fiero rejeita aumento nos juros do FNO

Fiero rejeita aumento nos juros do FNO

Fiero rejeita aumento nos juros do FNO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A Federação das Indústrias de Rondônia classifica como um erro estratégico a decisão do Governo Federal em elevar as taxas de juros dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO), que agora passam a 14,12%, praticamente os mesmos juros da taxa Selic arbitrada pelo Banco central. “Esse aumente de juros do Fundos, pelo menos no caso de Rondônia, fere mortalmente a resistência do Estado em se manter afastado do epicentro da crise econômica que já vem causando tantos problemas a estados mais estruturados”, aponta o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, conclamando a classe empresarial a se unirem em manifesto contra mais essa “caixa de maldade” do Governo Federal.

Reunidos nesta sexta-feira, o conselho de representantes e diretoria executiva da Federação das Indústrias de Rondônia alinharam-se a outras federações de indústrias em movimento uníssono contra a elevação da carga tributária, seja ele de que natureza for, como a malfadada CPMF, que o Governo trabalha para recriar. O aumento na taxa de juros dos Fundos Constitucionais foi de mais de 70 por cento, inconcebível para o momento em que o Brasil atravessa.

Em Rondônia – cuja base da economia ainda está no agronegócio -, inúmeras pequenas, médias e grandes empresas urbanas dos mais variados ramos nascem impulsionados por empréstimos do FNO. Com o aumento das taxas de juros para financiamento anunciado pelo Conselho Monetário Nacional, essa fonte de recursos fica ainda mais difícil de acessar.

Durante a reunião desta sexta-feira, os sindicatos patronais que integram a Fiero criticaram a falta de sensibilidade do Governo Federal ao tentar adotar medidas para superar a crise.  “Até mesmo os burocratas do Banco Central foram mais sensíveis ao manter a taxa Selic em torno de 14 por cento. Aumentar as taxas de juros nesse momento, só vai contribuir para aprofundar a crise”, disse o empresário Edson Carlos, diretor-secretário da Fiero.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS