No interior de Rondônia, carnaval de rua dá lugar a eventos religiosos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Presidente Médici/RO anunciou, na manhã desta quinta-feira (21), que a Municipalidade não dispõe de orçamento para a finalidade de promoção das festividades do Carnaval. Até o momento, nenhuma promotora de eventos solicitou alvará para realização de evento carnavalesco.
Segundo a Secretaria de Finanças, o Município não promoverá festas, tampouco concederá patrocínios à iniciativa privada. A medida administrativa foi motivada pela necessidade de manter a prestação de serviços públicos e o atendimento a prioridades ligadas às aéreas da Saúde e Educação.
A Prefeita Lurdinha do Sindicato (PT) informa que a Administração compreende a importância da manifestação cultural do Carnaval brasileiro, mas que, atualmente, há demandas crescentes no Município, o que requer prudências da gestão.
“Estamos enxugando gastos, organizando o ano letivo e transporte escolar. Também estamos focados em aumentar o serviço de saúde com mais profissionais e concluirmos obras de unidades de saúde, pavimentações, além da manutenção das vias rurais”, resume Lurdinha.
Carnaval religioso
Já há seguidos anos que o Município de Médici vem tendo programações alternativas àqueles que optam por não “pular carnaval”. Trata-se dos eventos religiosos em que as massas evangélica e católica promovem retiros espirituais. As sequentes encontros religiosos viram tradição que cresce a cada ano.
Segundo informou a própria Prefeita Lurdinha, as igrejas prepararam uma vasta programação: “teremos, por exemplo, o retiro [Em Mim Tu é Real], da Primeira Igreja Batista, o Cristo Alegria, da Igreja Católica, o retiro da Igreja Presbiteriana e ainda as celebrações da Assembleia de Deus, que sempre mantém as portas abertas durante todos os dias de carnaval”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!