TRE-RO abre ano judiciário

TRE-RO abre ano judiciário

TRE-RO abre ano judiciário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na tarde da última terça-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia inaugurou o ano judiciário. Coube ao presidente substituto, desembargador Alexandre Miguel, conduzir os trabalhos da sessão solene.

Na ocasião, Alexandre Miguel destacou que a sessão especial do dia é uma boa prática adotada pelos tribunais e serve para marcar temporalmente o reinício dos julgamentos colegiados e anunciar os projetos para o novo exercício.

Destacou que o ano novo oportuniza que todos externem suas expectativas e renovem as esperanças para grandes realizações. Em seguida, citou trecho da poesia de Carlos Drummond de Andrade, Fatiando o Tempo: “Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que seu deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra adiante vai ser diferente…”

Alexandre Miguel reconheceu avanços do TRE-RO no último ano, como a implantação do processo administrativo eletrônico – SEI, que dinamizou os trabalhos administrativos com economia de tempo e recursos financeiros.

No campo judicial lembrou que o Tribunal perseguiu a rápida solução dos litígios com o célere processamento e julgamento dos processos de eleição, muitos deles complexos e de grande repercussão política. Mas lembrou que o TRE-RO tem um acervo de 1086 processos para julgamento e deve observar as metas do Conselho Nacional de Justiça para 2016 e do Planejamento Estratégico do Tribunal, dentre elas: Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente; Identificar e julgar até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014; Reduzir em 13% a meta de congestionamento; Alcançar índice de 90% de acórdãos publicados em até 10 dias. Alcançar, pelo menos, índice de 80% de processos julgados até o final do exercício.

O juiz membro e diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia (EJE-RO), José Antônio Robles, parafraseou pensamento de Pindaro dizendo que “para a gente vencer um obstáculo, deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente”. Ao final da sessão, o magistrado apresentou relatório de gestão da escola, ressaltando que teve importantes realizações. Agradeceu a ajuda dos servidores colaboradores e disse, ainda, que “a EJE-RO funciona como uma Secretaria. Gostaria de reconhecer o trabalho da servidora Elizeth Mesquita (Diretoria Geral) auxiliando na condução da gestão da escola e dos demais servidores assistentes, lembrando que a EJE-RO fez parte do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais - CODEJE e informou que Rondônia sempre se destaca no cenário nacional”.

Juacy dos Santos Loura Junior, juiz membro do TRE-RO, saudou o presidente em exercício e os demais membros da Corte, dando atenção aos novos diplomas legais que alteraram a leis eleitorais para as eleições municipais deste ano.

Os juízes Delson Xavier, Jorge Luiz e Jaqueline Conesuque, e o Procurador Regional Eleitoral João Gustavo, também fizeram uso da palavra para destacar a importância do ano que se inicia.

Julgamento

Iniciado o julgamento do processo pautado, Representação Eleitoral n. 1711-34.2014.6.22.0000, os membros da Corte acompanharam o voto da Relatora Jaqueline Conesuque para julgar improcedente à unanimidade de votos a representação promovida pela Coligação “Frente Muda Rondônia” (PSDB-PSDC-PSD-DEM-PMN-PSC-PTdoB-PHS-PEN-PRB) contra Confúcio Aires de Moura, Facebook serviços online do Brasil e coligação Rondônia no Caminho Certo.

Sessões

As sessões ordinárias de julgamento do TRE-RO ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 16h, mas poderão ser marcadas sessões em outros dias da semana, nos termos das pautas aprovadas pela Corte Eleitoral.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS