Desembargador Isaias Fonseca é o novo Vice-Presidente do TJRO

Desembargador Isaias Fonseca é o novo Vice-Presidente do TJRO

Desembargador Isaias Fonseca é o novo Vice-Presidente do TJRO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Desembargador Isaias Fonseca Moraes nasceu, em 03 de agosto de 1967, em Araguaína, no Tocantins. É formado em matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Começou a carreira como advogado, depois tornou-se Procurador-Geral da UNIR e, também, procurador do Estado até ingressar na magistratura pelo quinto constitucional da OAB, ocupando o cargo de Desembargador no Tribunal de Justiça de Rondônia.

Até 2015, o Desembargador preside o Comitê de Segurança do TJRO. Nos próximos dois anos,  vai se ausentar dessas atribuições para assumir a Vice-Presidência do TJRO e auxiliar a Presidência na tomada de decisões nos assuntos administrativos do Poder Judiciário de Rondônia.

Ameron - Qual o papel da vice-presidência do TJRO?

Isaias - É dar todo o apoio à presidência na execução dos seus serviços. Vamos procurar desenvolver um trabalho de congratulação e aproximação entre os magistrados. A Vice-Presidência deve continuar o trabalho feito pelo Desembargador Alexandre Miguel na parte de informática e distribuição de processos.

Ameron - Como deverá ficar o Comitê de Segurança  do TJRO?

Isaias - É salutar que a gente convide outro colega desembargador para que possa vir somar com a administração e assumir esse cargo. É uma comissão muito importante e é interessante a vinda de outro colega para nos ajudar nesse assunto.

Ameron - O que o senhor deixou como legado nesse Comitê?

Isaias – Conseguimos, pelo TJRO, alguns equipamentos de segurança e serão instalados nos próximos dias. Também estruturamos o Comitê de Segurança com a sua normatização. Assim que o Desembargador Sansão Saldanha assumir, vai assinar vários documentos ligados ao Comitê de Segurança e terá condições de fazer um bom trabalho.

Ameron - A Súmula Vinculante e, também, os recursos efetivos acabam repercutindo nos tribunais estaduais. Na opinião do senhor, o equilíbrio dessa demanda está atrelado a essas normatizações?

Isaias - Claro. Inclusive será uma das tarefas primordiais da Vice-Presidência, porque há uma expectativa de alteração no nosso regimento interno e, com essa alteração é possível que a Vice-Presidência passe a atuar mais efetivamente na distribuição dos processos e no que couber nos processos Cíveis. Naquelas matérias em que houver uma decisão segmentada através de Súmulas Vinculantes ou recursos repetitivos do STJ, a Vice-Presidência vai decidir o que fazer antes da distribuição. Isso vai representar uma celeridade muito grande.

Ameron - Há mais de 100 milhões de processos que tamitam na Justiça. O que isso representa ao Judiciário e para a sociedade?

Isaias - Representa que o brasileiro tem procurado a Justiça. Isso significa que, realmente, a Constituição Federal assegurou ao brasileiro o acesso ao Poder Judiciário. A Justiça está mais próxima do povo e o brasileiro está buscando o Poder Judiciário para resolver os seus conflitos.

Ameron - Qual seria a solução para reduzir essa alta demanda?

Isaias - Temos que aguardar algumas medidas que estão para surgir, para tentarmos implementar melhoria. Vamos ver o novo CPC e outras medidas que serão implantadas em todo o Poder Judiciário brasileiro, com o objetivo de dar mais celeridade. Penso que as coisas já estiveram piores, o cenário está melhorando. Instalamos agora no TJRO o PJe. Temos que aguardar um tempo para ver se essas medidas vão surtir efeito.

Ameron - Como o senhor avalia a produtividade dos magistrados de Rondônia?

Isaias - O TJRO é um dos primeiros do Brasil, então, se é um dos primeiros com relação à produtividade, nossos magistrados estão de parabéns.

Ameron - Como a nova administração pretende trabalhar com a Ameron?

Isaias - Estaremos sempre de portas abertas e vamos trabalhar com a Ameron com proximidade como sempre trabalhamos e como as outras administrações trabalharam.

Ameron - Qual a importância de valorizar o magistrado rondoniense?

Isaias - Ele é o nosso principal patrimônio, assim como os servidores, então precisam ser valorizados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS