Fhemeron comemora Dia do Doador de Sangue com atividades diversas

Fhemeron comemora Dia do Doador de Sangue com atividades diversas

Fhemeron comemora Dia do Doador de Sangue com atividades diversas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) realizou na sua sede em Porto Velho a Festa do Doador, com um dia inteiro de atividades com sorteio de brindes, cortes de cabelo, higiene bucal, entrega de camisetas e apresentações artísticas.

O doador Jeferson Ferreira, de 20 anos, parabenizou a instituição pela iniciativa. “É a segunda vez doo sangue e achei muito interessante comemorar o dia nacional do doador voluntário. Atividades e campanhas que estimulem a população a doar sangue são sempre ótimas iniciativas”, ressaltou Jeferson.

O assistente social da Fhemeron, Dimarães da Silva, explicou que o objetivo de realizar a festa é o de agradecer aos doadores voluntários que fazem esse gesto tão generoso de doar sangue para salvar vidas. “Somos muito gratos e não temos palavras para agradecer aos doadores que mantém o estoque de sangue da Fhemeron e não medem esforços para doação”, frisou.

Dimarães expôs ainda que mesmo com a realização de várias campanhas, o estoque de sangue da Fhemeron ainda está baixo. Segundo ele a  baixa é provocada por diversos motivos, dentre eles o aumento no número de cirurgias.

A Fhemeron  fornece bolsas de sangue aos hospitais da rede pública e particular em todo estado de Rondônia. “Temos uma demanda muito grande e por isso estamos sempre em campanha para conscientizar e mobilizar mais doadores”, destacou.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,8% da população brasileira, na faixa etária entre 16 e 69, anos são doadores de sangue. O Ministério da Saúde trabalha com a meta de aumentar esse número para 3% até o ano de 2020.

Em Rondônia a Fhemeron atua em sete Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) de sangue que estão nos municípios de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena, Cacoal, Ariquemes e Porto Velho, que é a central coordenadora das UCT.

25 DE NOVEMBRO

A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964. Mas a escolha desta data, em novembro, coincide com a temporada de maior necessidade de doações. No verão, especialmente com as festas de fim de ano e férias, há grande queda do número de doadores.

Para doar sangue, é necessário que a pessoa sinta-se bem, com saúde. Ela deve apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, ter entre 16 e 69 anos, e peso igual ou superior a 51 quilos. Os candidatos à doação com idades entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável e a coleta deve ser autorizada por ele.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS