Confirmado para o dia 26 início das aulas para 146 aprovados no concurso da Polícia Civil de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A aula inaugural que marca o início da formação técnica profissional de 146 convocados do concurso da Polícia Civil de Rondônia está marcada para o próximo dia 26, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Porto Velho. O evento deve reunir professores, alunos e autoridades envolvidas na Segurança Pública do estado.
O curso de formação corresponde a mais uma etapa do certame para os candidatos aprovados no concurso público conforme o Edital nº 0001/2.014 -Sesdec/PC/Consupol, e terá duração de seis meses, com 120 dias de aulas teóricas e 60 dias de estágio supervisionado. Quando estiverem aptos, os servidores serão nomeados para os municípios aos quais foram classificados.
Promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Academia de Polícia Civil (Acadepol), o curso será dividido em 896 horas aulas, das quais 506h são comuns a todos os candidatos, 70h para palestras, 120h específico para cada curso e 320h para estágio supervisionado.
As avaliações de cada disciplina ficam a cargo de cada instrutor. No curso de formação, os 11 candidatos classificados para o cargo de delegado, 8 para perito criminal, 40 para agentes de polícia, 71 escrivão de polícia, 5 datiloscopista, 7 técnico em necropsia, 2 agente de criminalística e 2 técnico de laboratório serão submetidos a provas escritas, práticas, seminários, conforme a natureza de cada disciplina. Todos passarão também por exames médicos, psicológicos e investigação social.
Segundo o diretor da Acadepol, delegado Túlio Anderson, a grade curricular do curso inclui módulos de direitos humanos, polícia comunitária, organização e regime jurídico da Polícia Civil, procedimentos disciplinares, armamento e tiro, condicionamento físico, noções de informática, cadeia de custódia da prova pericial, preservação de local de crime, redação textual e policial, documentos técnicos, entre outras.
“A expectativa é que o curso de formação seja proveitoso, considerando que será promovida uma formação de qualidade. Que esses alunos já devidamente preparados cheguem à instituição motivados e com vontade de somar à Polícia Civil”, disse o delegado
De acordo com o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, a academia capacita os alunos ingressantes para o bom desempenho de suas atividades e os conscientiza sobre a responsabilidade com a segurança pública e o respeito e proteção ao cidadão.
“A Segurança Pública é um desafio permanente, por isso é importante que todos busquem o conhecimento e a qualificação profissional para que possamos melhorar ainda mais a prestação de serviço da Polícia Civil”, orientou Reis.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!