SENAC Leva Serviços de Saúde, Beleza e Bem Estar à II Ação Social Cinta Larga
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro, na Escola Jean Piaget em Espigão do Oeste (RO), a II Ação Social Cinta Larga promovida pelo Ministério Público Federal e instituições parceiras, dentre elas o SENAC através das unidades de Pimenta Bueno e Cacoal que atenderam indígenas das etnias Cinta Larga, Suruí e Comunidade em Geral de Espigão com serviços de Corte de Cabelo, Massagem, Automaquiagem, Limpeza e Hidratação facial, Testes Rápidos de HIV, Orientação Nutricional (teste IMC), Orientação de Higiene Bucal e Testes Rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis que totalizaram 130 atendimentos tornando assim a participação do SENAC extremamente gratificante em levar qualidade de vida aos povos indígenas e a comunidade.
Para Neila Giron, Gerente da unidade SENAC-Pimenta Bueno, a ação solidária “foi uma parceria de extrema relevância, pois pudemos integrar em um mesmo ambiente, índios e brancos para serem atendidos em suas necessidades, isso mostra o respeito às diferenças e a preocupação pela melhoria da qualidade de vida. Ações como está evidenciam a solidariedade, e envolvem Profissionais Multidisciplinares doando seu conhecimento e tempo de maneira proativa em prol da corrente do bem”.
“A segunda ação global para o Povo Cinta Larga no município de Espigão do Oeste, promovida pelo MP, foi fundamental para a população indígena assim como a população do próprio município. O evento abarcou diversos atendimentos, sendo destaque as especialidades medicas. Foi um evento brilhante, muito promissor, até porque a população indígena necessita de uma atenção especial. É esplendorosa a iniciativa do MP - na pessoa do procurador Dr. Reginaldo Trindade”, afirma a Enfermeira Juliana Ferreira Biazatti – que também é docente na unidade SENAC-Pimenta Bueno.
O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), foi um parceiro do SENAC de suma importância para o alcance dos objetivos em relação aos serviços oferecidos na ação, uma vez que a instituição disponibilizou também a participação da Enfermeira do Campus Cacoal, Patrícia Chagas Bonfim que desenvolveu numa das salas junto com o SENAC, atividades como testes rápidos ambulatoriais: HIV, Sífilis e Hepatite ‘C’ – exames fundamentais para a saúde.
O Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE em Rondônia, Raniery Araújo Coelho, destaca que a participação do SENAC em ações sociais é primordial para mostrar o comprometimento da instituição com a comunidade, e esse trabalho em conjunto com o MPF e outros parceiros leva a todos os participantes, em principal aos indígenas, a oportunidade de desfrutar de atendimentos que são de direito de todo cidadão.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!